domingo, 26 de julho de 2015

SÉTIMA ARTE EM DESTAQUE: HOMEM FORMIGA


POR GABRIEL JOSÉ
Estudante de Cinema da UESB

Filmes de super heróis, se tornaram um gênero, e um gênero que mais rende em bilheterias , e temos aqui , um filme de super herói , muito menor do que o normal. Pode até parecer um trocadilho por se tratar de Homem Formiga, mas não é o caso. A trama desse filme é aos moldes de Missão Impossível, Onze Homens e um Segredo, onde tem que se infiltrar em algo super vigiado, então nada de super exércitos, ou alguma ameça de destruição do mundo.

Temos então, um filme muito mais condensado, e isso, é muito bom. É uma simplicidade muito bem vinda, porque prova que nem todo filme de super-herói , precisa ser complexo, ou de exigir um profundo conhecimento daquele universo.


Dr. Hank Pym (Michael Douglas), o inventor da fórmula/ traje que permite o encolhimento, anos depois da descoberta, precisa impedir que seu ex-pupilo Darren Cross (Corey Stoll), consiga replicar o feito e vender a tecnologia para uma organização do mal. Depois de sair da cadeia, o trambiqueiro Scott Lang (Paul Rudd) está disposto a reconquistar o respeito da ex-mulher, Maggie (Judy Greer) e, principalmente, da filha. Com dificuldades de arrumar um emprego honesto, ele aceita praticar um último golpe. O que ele não sabia era que tudo não passava de um plano do Dr. Pym que, depois de anos observando o hábil ladrão, o escolhe para vestir o traje do Homem Formiga.

Homem Formiga, é um dos filmes de super-heróis mais acessíveis e relacionáveis dos ultimos tempos. Seu primeiro ato, possui certos problemas, porque ele não se decide qual é sua trama principal, mas no segundo ato, a trama fica muito mais solida, o filme se assume, e encontra e assume sua leveza.

Paul Rudd, está excelente, posso afirmar com toda certeza, que este é o papel de maior destaque de sua carreira, ele age muito bem com o tipo de herói improvável e imediatamente atrai muita empatia pra si. Michael Douglas, é uma presença forte, que reforça a credibilidade do filme, Evangeline Lily, está contida aqui, o que mostra o que ela pode se destacar muito mais, o Bob Clark de Blue Jasmine, é um personagem totalmente desnecessário no filme, a história funcionaria perfeitamente sem ele, o vilão interpretado pelo Corey Stoll, é muito mal desenvolvido, não é nada memorável, e o Michael Penna é um coadjuvante extremamente hilário é um dos grandes destaques do filme .

Homem Formiga, faz varias referencias ao universo cinematográfico da Marvel, é inventivo seu 3D fuciona perfeitamente a narrativa, um fiilme muito divertido e humano. Diria que é, até agora, o melhor desenvolvimento de personagens da Marvel. Uma coisa que eu andava sentindo falta na Marvel é desenvolvimento familiar dos personagens, e Homem-Formiga trabalha isso de uma forma muito interessante (tanto com Scott Lang quanto com Hank Pym), sem falar do carisma dos atores. É o tipo de filme que se critica pelo gênero. Dentro de seu gênero ele é muito bem feito, com poucas falhas e alcançando facilmente seus objetivos, principalmente nas cenas pós-crédito. Vale muito a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FOTOS: COQUETEL DE INAUGURAÇÂO DA AGENCIA DA SICREDI EM VITÓRIA DA CONQUISTA

  Na noite da sexta-feira (19), foi realizada a inauguração do Banco Cooperativo SICREDI em Vitória da Conquista, com coquetel e a apresenta...