quinta-feira, 11 de junho de 2015

SÉTIMA ARTE EM DESTAQUE: GAROTA IDEAL



POR GABRIEL JOSÉ
Estudante de Cinema da UESB

Ryan Gosling, É O CARA!tudo que grande ator faz  se torna obrigatório pra ser visto ,  e aqui ele está ele  em um filme digamos sensacional apesar de sua trama absurda, você se envolve de tal maneira com a loucura do seu protagonista que acaba se identificando com ela , esse foi o meu caso.

O protagonista desta história é Lars (Ryan Gosling), um rapaz patologicamente tímido que vive na garagem de seu lar de infância, o qual ele cedeu para seu irmão Gus (Paul Schneider) e a esposa deste, Karin (Emily Mortimer). Os dois sempre tentam fazer com que Lars saia de seu mundinho e interaja mais com as pessoas, algo que não acontece nem mesmo quando a sua nova colega de trabalho, Margo (Kelli Garner), se mostra claramente interessada nele. Mesmo assim, Lars possui uma carência desesperada por calor humano em sua vida e eis que, certo dia, ele é apresentado por um amigo a um site que cria bonecas em tamanho real e “anatomicamente corretas”. Seis semanas depois, eis que surge Bianca na vida daquele tímido ser humano. Tratando a boneca como se fosse uma pessoa de verdade, o protagonista interage com ela normalmente, totalmente desligado do fato de que se trata de um mero pedaço de plástico, algo que convence seus familiares de que ele enlouqueceu.


Sob a orientação da médica e psicóloga local (PatriciaClarkson), a família e os amigos de Lars começam a tratar Bianca como se fosse uma pessoa de verdade, algo que acaba contagiando a cidade toda e repercute na vida de todos os habitantes locais. Enquanto isso, nós acompanhamos o relacionamento entre Lars e Bianca, bem como a evolução de seu estado psicológico.O roteiro de Nancy Oliver, contando com uma premissa que, à primeira vista, pode parecer absurda e cômica, é tratado com uma sensibilidade ímpar pelo diretor Craig Gillespie e por todos os envolvidos no projeto. Há um respeito à condição única de Lars e ao seu relacionamento com Bianca que acaba fazendo com que o público passe a compreender os motivos que levaram o protagonista a cair nessa ilusão. Mais que isso, o casal principal acaba mais “real” conforme os conhecemos, algo inimaginável quando do primeiro vislumbre que temos de Bianca.

Muito deste efeito vem do trabalho brilhante de Ryan Gosling como Lars. Este jovem ator mostra ter um alcance tremendo após viver tipos completamente diferentes entre si em projetos como “Diários de Uma Paixão”, “Tudo Pelo Poder, Drive e o sensacional Blue Valetine, apresenta aqui a sua performance mais complexa ao dar à Lars tiques e cacoetes que colocam o personagem não como uma caricatura, mas como um indivíduo que, em meio a sua solidão, teve de recorrer a uma saída psicológica pouco convencional para ter um relacionamento com alguém.Assim, jamais encaramos Lars como uma mera caricatura, mas como um ser tridimensional e, a partir da ligação dele com Bianca, nós passamos a nos importar com ela, seus sentimentos e anseios, todos eles comunicados por seu “namorado”. Deste modo, não estranhamos quando toda aquela cidadezinha passa a tratar Bianca como um ser humano, afinal nós mesmos passamos a enxergá-la com um olhar diferente a medida com que nos importamos com o protagonista.

Além de Lars, conhecemos também um pouco dos sentimentos de sua família. A carinhosa Karin é vivida pela meiga e bela Emily Mortimer, que mostra sua personagem como uma mulher cujos instintos maternais estão a aflorar e que vê o sofrimento de seu cunhado com olhos mais objetivos e sensíveis, compreendendo sua solidão melhor do que ele mesmo. Já Gus é interpretado por Paul Schneider, que vive seu personagem com um tom de ressentimento e arrependimento em sua voz quando se trata de seu irmão, já que acredita ser parcialmente responsável pelo estado deste.Gosling, Mortimer e Schneider possuem uma ótima química, sendo bastante agradável ver aquela estrutura familiar em cena, sendo palpável para o público o afeto que existe ali, bem como reconhecer os problemas daquela família, que já tinha passado por sua dose de problemas e tragédias que tanto influenciaram a condição de Lars.

O diretor deixa a história ganhar a cena, jamais forçando situações “engraçadinhas” envolvendo Lars e Bianca. Há sim muito humor no filme, mas sem jamais denegrir os personagens ou aparecendo em situações forçadas.Trabalhando com poucos recursos e aproveitando a paisagem gélida das locações para fazer um paralelo com a solidão de Lars, Gillespie mostra que compreendeu o espírito da trama, afirmando, de maneira despretensiosa, que as mais estranhas conexões emocionais que fazemos podem ser a chave para os sentimentos mais importantes que venhamos a expressar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário