segunda-feira, 25 de maio de 2015

SÉTIMA ARTE EM DESTAQUE: ACROSS - THE UNIVERSE



POR GABRIEL JOSÉ
Estudante de Cinema da UESB

O Filme dessa semana não é um lançamento, resolvi falar sobre ele devido a sua exuberância. Hoje em dia seja no cinema, literatura ou TV, Se diz que tudo já foi criado, uma excelente ideia que causa enorme sucesso , seja qual mídia for que ela é veiculada, bebeu da fonte de alguma outra historia ou serviu de base por isso o espectador está mais exigente, ele quer ser despertado para algo que te domine, esse é um dos grandes motivos que series de tv americana fazem grande sucesso. Efalando do filme aqui em questão, como não tinha levado essa ideia para as telas do cinema antes? Por ser uma ideia tão obvia ?  Paraquem não viu  o filme essa ideia é a seguinte: Um Musical usa musica dos Beatles para contar uma historia de amor onde os protagonistas se chamam Jude e Lucy , para quem conhece a discografia dos Beatles, mesmo quem não é tão fã dessa grande banda da cultura pop mundial, sabem a que esses nomes remetem. Então , é uma ideia obvia e ao mesmo tempo fascinante , e põe fascinante, Across The Universe (2007), é puro encantamento , para quem é fã de musicais , e dos Beatles é um prato cheio.

O projeto ficou nas mãos talentosas de Julie Taymor ,, premiada por seus trabalhos em Frida  e na adaptação de O Rei Leão para a Broadway. Retrata a década de 1960 de forma primorosa, como fatos históricos, como a Guerra do Vietnã, ela consegue recriar fatos e momentos marcantes daquela movimentada década como pano de fundo para o relacionamento vivido por um rapaz de Liverpool chamado Jude (Jim Sturgess) e uma jovem estadunidense de nome Lucy (Evan Rachel Wood).


O jovem estivador Judesai de Liverpool em busca do pai, que mora nos Estados Unidos, e é envolvido pelo mar de mudanças que está transformando a nação norte-americana. Ele se apaixona por Lucy, uma menina americana rica que participa do crescente movimento pacifista dentro da América, e os dois namorados, tão diferentes, veem-se em um mundo psicodélico e enlouquecido.

O outroparabéns,  vai para a tradução visual das músicas. São cenas ora líricas, como em “HeyJude”, ora delirantes, como em “StrawberryFieldsForever”, ora arrebatadoras, como em “HelterSkelter” – quando parece que o ar some e nos impedindo de respirar. Quem assistiu ao trabalho anterior da diretoraFrida, não ficará surpreso com a sua capacidade em fabricar imagens surreais.

AcrosstheUniverse, toca o coração, vai  no fundo da alma. Junto com o filme, acompanhamos também a evolução musical da maior banda que já existiu nesse planeta. Parece até que cada música foi escrita exclusivamente para o musical, pois elas se encaixam de uma maneira tão perfeita que não teria como ficar melhor. Único defeitoé que a trama se alonga mais do que deveria, poderia ter vinte minutos a menos.

Sendo fã ou não dos Beatles , certamente você irá amar esse filme, mas sendo amante dos rapazes de Liverpool tudo terá um significado ainda mais sublime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOCORRO!!!

  A Karisma News pede SOCORRO!!! Nunca chegamos a experimentar tanto descaso. Estamos sem alguma moeda nem pra comprar uma bala. A cada dia ...