quarta-feira, 4 de março de 2015

SÉTIMA ARTE EM DESTAQUE: O MELHOR DE MIM



POR GABRIEL JOSÉ
Estudante de Cinema da UESB

Quem acompanha minhas Criticas aqui no Blog do Rodrigo Ferraz já está careca de sabe que eu gosto muito das adaptações do escritor Nicholas Sparks para o Cinema, e que Diário de uma Paixão é um filme muito importante na minha filmografia de cinéfilo e amante da sétima Arte ,  inclusive fiz uma critica do mesmo , quando fiz  uma analises daqueles que considero meus filmes inesquecíveis  . Acredito que Nicholas Sparks é um dos autores que mais lucram com suas adaptações para o cinema nos dias atuaisUma Carta de Amor (1999), o excelente Diário de uma Paixão (2004), Querido John(2009) , Um Amor pra Recordar(2002) , A Última Musica,(2010), Noites de Tormenta(2008), Um Homem de Sorte(2012), Um Porto Seguro(2013) .  Já foram adaptadas no total nove obras, e mais uma esta vindo em breve  .Dente essas obras só duas destaco como excelentes,a primeira vocês já estão cansados de saberem qual é e a outra é Um Porto Seguro, que também analisei aqui no Blog.


O mais novo romance adaptado para o cinema do gênero, Sparkiniano´´ te um belo titulo:O Melhor de Mim , mas o filme não faz jus ao titulo , tornando se uma obra não muito bela cheia de defeitos .

Adolescentes, Amanda (Liana Liberato) e Dawson (Luke Bracey) se apaixonam. O pai da garota não aprova o relacionamento e, com o passar do tempo, os jovens acabam se afastando e tomando rumos diferentes. Duas décadas mais tarde um funeral faz com que os dois (Michelle Monaghan e James Marsden) voltem à cidade natal e se reencontrem. É o momento de ver se os sentimentos persistem e avaliar as decisões que tomaram na vida.


A Historia se transcorre em duas épocas diferentes nos dias atuais e em 1994, quando o casal de protagonistasse conheceram.  Apesar de serem os mesmospersonagens  fica claro aqui as mudanças psicológicas de  cada um  que as marcas do tempo causaram a ambos . A escalação do elencofoi muito mal,  pensada no quesito características físicas  principalmente a do  personagem Dawson ,  vivido pelo Luke Bracey em 1994 , e pelo James Marsden em 2014 , que curiosamente seria interpretado pelo Paul Walker que veio falecer no final de 2013 , quando o filme ainda estava em produção.

Um filme cheio de clichês, um romance tem que ter aqueles velhos clichês , mas não tão excessivamente  como é o caso em questão . O Melhor de mim sofre outro problema: a falta de conflitos, que acaba deixando o final com muitas pontas soltas.

O que é uma historia sem conflitos? É uma historia sem ação, sem movimento, a historia é aqui é, conduzida de uma maneiraarrastada. O filme temseus momentos impactantes na construção de sua narrativa , mas que no decorrer  perde um pouco da força , devido a forma arrastada de seu roteiro

Apesar de ser muito fã das historias de Nicholas Sparks , o Melhor de possui a formula já saturada de Sparks de contar suas histórias , o diretor  Michel Hoffman  (I) , que em seu currículo filmes como, O Outro Lado da Nobreza, A Última  Estação, e o Clube do Imperador, nos entrega um filme com uma linda fotografia, mas cuja a historia não cativa.

É claro que a fórmula “Sparkiniana´´é o suficiente para conquistar a simpatia de boa parte do público, em especial aquele afoito por um romancezinho bonitinho com reviravoltas”que não são aceitáveis . A experiência pode até ser satisfatória se você não esperar um filme original (ou se Mesmo assim se você já viu qualquer um dos filmes citados da obra de Nicholas Sparks, você já assistiu a O Melhor de Mim. Esteja avisado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

KNOAR MANHÃ 26042024