domingo, 22 de fevereiro de 2015

INDICADOS AO OSCAR 2015: O JOGO DA IMITAÇÃO




POR GABRIEL JOSÉ
Estudante de Cinema da UESB


´´Eu Acredito, que ás vezes são as pessoas que ninguém espera nada que fazem as coisas que ninguém consegue imaginar´´.

Essa é uma frase marcante dessa obra que fica dias depois em sua mente após assisti-lo.

Muito antes de Biil Gates e Steve Jobs, existiu Alan Turing , e o cara não teve a vida que merecia.

O Jogo da Imitação,  conta a verdadeira historia de Alan Turing, matemático brilhante que liderou a equipe responsável para decifrar o código enigma usado pelos nazistas na Segunda Guerra mundial. De forma bem simplificada, podemos dizer que ele ajudou vencer a guerra e inventou o primeiro computador, e é disso que o filme faz: ele simplifica as coisas. Sua narrativa é dividida em três períodos: o foco principal é o trabalho do Alan Turing durante a segunda guerra mundial,muito bem interpretado pelo Benedict Cumberbatch. Mas também há flashbacks para sua juventude , e flashforwards pros anos 1950.


O diretor MortenTyldum  trata de vários temas do filme pela tangente, não direi quais esses temas aqui porque estaria causando o risco de passar spoilers , para quem não assistiu ao filme , é uma direção segura, mas conservadora demais não é digna da indicação ao Oscar que o diretor recebeu. Existe uma melancolia subjacente aqui, mas o filme optar em ser uma celebração das conquistas do Alan Turing e não uma tragédia, e a vida dele foi bastante trágica.


Agora o maior destaque de O Jogo da Imitação sem sombra de duvida , é o Benedict Cumberbatch, ele  sim mereceu a indicação ao Oscar de melhor ator, ele convence absolutamente como um homem brilhante e excêntrico, a personalidade de seu personagem é muito  interessante , ele é quase indiferente a guerra, ele esta mais preocupado em montar seu computador , pelo menos essa é impressão inicial passada, ele possui um desdém total a qualquer tipo de autoridade e as vezes ate antissocial.

O elenco ainda tem MatewGoode , que também esta muito bem , seu personagem nos primeiro ato do filme entra em conflito com Alan Turing, mas aos poucos ele vai percebendo a genialidade dele em apoia suas decisões . Keira Knightley, como sempre excelente , palmas para a Academia reconhecer sua bela atuação com a indicação ao Oscar de Atriz Coadjuvante.  Keira , consegue injeta leveza ao filme, único membro feminino da equipe  e funciona muito bem como uma pessoa que tem uma forte compatibilidade intelectual com Alan Turing.

O Jogo da Imitação , é lindamente fotografado, trilha sonora  excelente, reconstituição de época muito boa , tem uma historia interessantíssima , e as interpretações são seu maior destaque, e elevam uma produção feita com escolhas conservadoras demais .

É um filme ótimo, mas não o considero digno de Oscar de melhor filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário