quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

SHAKESPEARE AND COMPANY: UMA LIVRARIA COM ALMA DE PARIS



POR WALMARIA CAIRES - EMPRESÁRIA


Sempre que revisitamos Paris descobrimos coisas novas. Desta vez conheci uma livraria muito charmosa fundada em 1919, a Shakespeare and Company. É uma livraria pequena para estes tempos de mega stores, e a sua  sobrevivência parece um milagre de preservação. A impressão que temos é de que ela permaneceu no passado .

Pelas suas salas entulhadas de livros raros (mais de 80 mil títulos) já circularam escritores como Simone de Bovoir e Hemingway. Alguns deles chegaram a morar no local, uma vez que também funciona como hotel para escritores. Estima-se que a Shakespeare and Company tenha recebido mais de 40 mil escritores. Até hoje são mantidas 13 camas, para abrigar novos escritores por algumas semanas, em troca de um pouco de trabalho no caixa ou de algumas horas de faxina, além do comprometimento de ler um livro por dia .

O local transmite uma sensação de nostalgia, e, por alguns minutos, parece nos transportar aos anos 20. Entrar nesta livraria é uma experiência deliciosa, que reúne os amantes por livros e suas histórias.


É um lugar muito procurado por turistas e parisienses, que chegam a formar fila na porta para ter acesso a livraria. Forrado de livros do chão ao teto, o local é um convite à leitura. A primeira vez que ouvi falar dessa livraria foi quando li o livro do escritor canadense   Jeremy Mercer: Um livro por dia, minha temporada parisiense na Shakespeare and company.   Mercer narra os nove meses em que passou em companhia de George Whitman e dos viajantes que procuraram a livraria como pouso em troca de trabalho.

Paris é uma cidade com uma livraria em cada esquina, mas a mais parisiense de todas è a Shakespeare and Company. Talvez por isto tenha sido cenário de filmes como ‘Meia-Noite em Paris’ e ‘Antes do Pôr-do-Sol’. A livraria Shakespeare and Company é o destino certo para quem gosta de bons livros. Não deixe de fazer uma visita quando for à Notre Dame em Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário