segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

SÉTIMA ARTE EM DESTAQUE: NINFORMANÍACA -- VOLUME 1



POR GABRIEL JOSÉ
Estudante de Cinema da UESB

Se Você acha que amor e sexo andam necessariamente Lado a Lado é porque você ainda não viu esse filme. Seu diretor Lars Von Trier é um dos diretores mais autorais e mais malucos da atualidade, seus filmes deixam sequelas em seuno espectador após serrem vistos, você fica com o filme na mente dias, meses depois que assistiu é  um diretor que sabe bem  o que está fazendo atrás das câmeras , quem já assistiu outras obras de Lars Von Trier como Dogville, Dançando no Escuro, Anticristo, Melancolia, sabe do que eu estou falando , eis que sua nova obra dividida em duas partes Volume I e Volume II , não poderia fugir essa regra.

Ninfomaníaca Volume I , começa de cara apresentando sua personagem titulo , Seligman (StellanSkarsgard) encontra Joe (Charlotte Gainsbourg) ferida e desmaiada na rua. Ao recusar atendimento de uma ambulância ou da polícia, ele a leva para casa e pede explicações sobre o ocorrido. Joe afirma que precisa contar uma longa história de cunho moral para que ele entenda. A partir daí, a vida da mulher é desmembrada, quase em regime de tribunal ou de terapia, desde a juventude até seus 20 e poucos anos.


A estrutura narrativa escolhida por Trier é mais convencional do que em vários de seus filmes anteriores, ainda que se divida, mais uma vez, em capítulos (cinco nesta primeira parte). Enquanto a Joe de Gainsbourg narra detalhes sórdidos de como descobriu a sexualidade e a elevou ao patamar de vício ou doença, acompanhamos flashbacks explicativos (até demais) de outros períodos da vida da mulher. Para ela, os homens são meras peças de entretenimento e satisfação. O único que ela relaciona-se sentimentalmente é o pai, vivido por Christian Slater. Até mesmo Jerôme (ShiaLaBeouf), que poderia ser considerado uma grande paixão, ganha ares de perversão, caça e conquista.


O Dialogo entre Seligman e Joe pode ser considerado o esqueleto do filme, aparece a partir de então os primeiros diálogos poéticos, criticas religiosas, e logo de cara você percebe que a Joe é uma personagem que não gosta de eufemismos, não tem esse negocio de pênis e vagina aqui não são as denominações mais chulas e populares que sabemos quais são. O filme trata o sexo da forma mais impessoal desagradável imaginável, isso é uma formula constante do filme, nem todas as cenas de sexo parecem desagradáveis, mas embora o filme tenha muito sexo o filme não é sexy, sexo nesse filme é uma coisa crua, é um problema na vida de sua protagonista aliás, que em boa parte do filme é interpretada pela (Stacy Martin) que faz uma Joe mais jovem  , o personagem  Seligman é muito simbólico, ele tem uma opinião sobre tudo que a Joe conta pra ele  , inclusive isso fica ate irritante em alguns momentos mas é proposital , sempre que ela está contando uma cena e ela está ficando interessante ele interrompe e começa usar umas analogias muito malucas tentando explicar o significado daquilo , mas o que o filme consegue mostrar muito bem é que embora Seligman seja um cara bastante opinativo  ele não tem sempre razão eu gostei muito disso.

Ninfomaníaca Volume I, tem uma estruturabastante dialética então a relação dos dois personagens funciona muito bem pra ajudar a contar a história , é um filme que não é 100% serio mas não chega a ser dissimulado e ainda oscila entre irrealismo, sátira, animação, imagens de arquivo , imagens sobrepostas. É uma narrativa que tem a base muito simples , que uma mulher contando uma historia para um homem mas que tem elementos  um pouco abusados. Um elenco está muito bom a Uma Thurman está excelente , ela nos brinda com a cena mais tragicômica do filme, o que é  perfeito porque a melhor comedia vem da tragédia. Um filme incitante , tem muito sexo mas não é pornográfico que ainda vai gerar muita discussão nos anos anos seguintes quando ele for citado e até estudado, por que não?



Nenhum comentário:

Postar um comentário