sábado, 24 de janeiro de 2015

ARTIGO: AS MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO


POR ELISÂNGELA SANTANA

Desde que as mulheres entraram para o mercado de trabalho é comum ver essas profissionais conciliando carreira, família, casa e marido. De acordo com pesquisa publicada pelo IBGE, em Maio deste ano (2014), a participação das mulheres nas organizações formais registrou alta de 3,2% entre 2011 e 2012. Muitas delas têm apostado no empreendedorismo e cada vez mais tomam frente de empresas, juntamente com seus maridos, compartilhando a administração do negócio. 

A pesquisa realizada pela Federação Nacional de Empresas Independentes, aponta que 43% das pequenas empresas são familiares e desse total 53% dos gerentes compartilham a administração diária da empresa com o cônjuge. Este é o caso da empresa Dilson Santana Filmes, especializada em filmagens de casamentos, que tem a frente do negócio Elisângela Santana e Dilson Santana. 


Elisângela, turismóloga e administradora, decidiu largar o emprego de Coach para se dedicar totalmente a parte administrativa e comercial da empresa Dilson Santana Filme. Após sua entrada no negócio, de acordo com o marido e sócio Dilson, foi perceptível o aumento na produtividade. “Ela trouxe uma nova visão para nossa empresa. Passamos a investir mais em marketing, criamos site e blog. Começamos também a participar mais ativamente de feiras e exposições”, ressalta o fundador da empresa. 

MULTIFUNÇÕES: Diante de tais números, é fato que a participação da mulher tem se apresentado em crescente expansão no mercado. Muitas delas têm apostado no empreendedorismo e o que se vê bastante é a abertura de empresas familiares, administradas por casais. Entretanto, como conciliar tantas funções e dar conta de todas elas? Elisângela Santana além de desempenhar o papel de cuidar da casa, da empresa e da família, arruma sempre tempo para atividade física. “Corro três vezes na semana para me preparar para as maratonas e nos outros dias freqüento academia”, afirma. 

De acordo com a empreendedora, o segredo é estabelecer metas por escrito e fazer sempre uma revisão mental do que já fez e o que precisa ser feito. “Eu organizo meu dia e estabeleço minhas prioridades, especifico o horário para cada tarefa, porque só assim pra dar conta de tudo”, declara.


Artigo enviado Elisângela Santana
Fonte: (71) 3267-3104 - 9196-7819
Salvador/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

KNOAR NOITE 24042024