DA REDAÇÃO
O empresário, apresentador e dono do SBT, Silvio Santos, compela 84 anos nesta sexta-feira (12). Neste post, mostramos os cinco passos que ele criar o canal, que hoje disputa a audiência com a Record e chega a passar a Globo em diversas ocasiões.
5 - PRODUZIR CONTEÚDO
No ano da fundação do SBT, em 1981, a Globo era líder de audiência há tempos e Boni um papel imprescindível nesse sucesso. Na época, o formato de sanduíche com um jornal no meio de duas novelas já era usado e Silvio Santos não teria tantos recursos para sua nova emissora produzir uma vasta programação. Antes de inaugurar o SBT, o "Patrão" adquiriu produções audiovisuais de amplo sucesso nos EUA, como “DuckTales” e “Popeye”, além de filmes americanos para exibir na TV, que fora lançada com o ato de assinatura da concessão.
4 - PROVAR CAPACIDADE
Para conseguir uma concessão pública, é necessário provar ser capaz de manter uma televisão e operá-la, certo? Silvio Santos já tinha provado isso com a TVS no Rio de Janeiro ao instalar em tempo recorde, 90 dias, sua emissora na cidade maravilhosa, que consolidou o segundo lugar no Ibope no final da década de 70, onde vencia a Globo aos domingos e em alguns horários pontuais durante a semana.
3 - ESPAÇO FÍSICO
Só uma concessão pública e transmissores não bastam para montar um canal de TV, mas sim onde produzir conteúdo. O Grupo Silvio Santos naquela época dispunha do Teatro Silvio Santos em São Paulo com capacidade para 600 pessoas e no Rio de Janeiro um auditório com capacidade para 100 pessoas, o que seria suficiente para convencer o Governo de que Silvio era capaz de ter sua própria estação de televisão e tocar a produção de algum conteúdo.
2 - RELAÇÃO AMPLA COM O GOVERNO
Em 1981 o país era dominado pelo rude governo militar, que caiu por terra quatro anos depois com a redemocratização. O Sílvio sempre foi muito próximo dos governantes e naquela época isso era mais acentuado. Fontes surgiram que um dos motivos que levaram o então presidente General Figueiredo a dar a concessão para Silvio é de que o chefe do Executivo Nacional já não aguentava mais a família Marinho, dona da Globo.
1 - POPULARIDADE EM ALTA
Silvio sempre foi um homem extremamente popular. Numa pesquisa no começo da década de 80 feita pelo Ibope, a pergunta foi: “Qual novo grupo de comunicação mereceria ter um canal de TV?”. O "Homem do Baú" venceu disparado por sua popularidade que já era grande naquela época, onde já tinha comandado seu dominical na Globo, TV Tupi e outras emissoras, como a Record.
Fonte: Na Telinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário