quarta-feira, 15 de outubro de 2014

VITÓRIA DA CONQUISTA TEM UM DOS MELHORES IDHs DO NORDESTE

POR ALINE LUZ
PlanoA Comunicação

Foi-se o tempo em que a agitação das capitais e grandes metrópoles era uma das motivações para serem escolhidas como local para se viver. Cada vez mais pessoas buscam as cidades do interior para investir e até mesmo morar. Além da qualidade de vida, fatores como infraestrutura e índices socias e econômicos são avaliados.

Vitória da Conquista é um claro exemplo desse cenário. Polo regional em saúde e educação, Comquista atrai pessoas de várias partes do país, atendendo mais de 2,5 milhões de pessoas dos municípios do Centro Sul baiano e do norte de Minas Gerais. O comércio pujante e diversificado é outra característica que contribui com o desenvolvimento da cidade, o que a coloca entre os cem maiores centros urbanos do país.


Atualmente, a construção civil tem sido o grande destaque na economia fazendo com que a cidade se desenvolva ainda mais. Os investimentos imobiliários estão por toda parte de Vitória da Conquista e os empreendimentos já avançam em direção às saídas da cidade, aumentando o seu perímetro urbano. Para se ter ideia, a cidade é a segunda do estado da Bahia que mais consome cimento.

O desenvolvimento de Conquista e de sua população pode ser medido pelo incremento de 65,77% no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Conquista nas duas últimas décadas, acima da média de crescimento nacional (47,46%). Segundo dados divulgados pelo Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, o IDH conquistense passou de 0,409, em 1991, para 0,678, em 2010, figurando entre os melhores da Bahia e do Nordeste.

Tal índice coloca a terceira maior do estado, na faixa de Desenvolvimento Humano Médio (IDHM), que está entre 0,6 e 0,699. A exemplo do que aconteceu no período de análise correspondente a 1991 e 2000, entre os anos de 2000 e 2010, a dimensão que mais cresceu em termos absolutos foi Educação – com aumento de 0,219 –, seguida por Longevidade e por Renda.

O IDH consiste na média obtida através de três aspectos: Renda Nacional Bruta (RNB) per capita; o grau de escolaridade da população (média de anos de estudo da população adulta e expectativa de vida escolar, ou tempo que uma criança ficará matriculada); nível de saúde (expectativa de vida da população).

Através da média geométrica desses três fatores, obtêm-se um valor que varia de 0 a 1, e quanto mais se aproxima de 1, maior é o IDH de um local.

Foto: Blog do Anderson

Nenhum comentário:

Postar um comentário

KNOAR MANHÃ 26042024