quarta-feira, 17 de setembro de 2014

JOSÉ PEDRAL, O MAIOR DOS CONQUISTENSES


POR UBIRAJARA BRITO

A morte de José Pedral nesta terça-feira, 16 de setembro de 2014, encerra o mais longo, esdrúxulo e tumultuado período da História Política e Cultural de Vitória da Conquista. As contradições que se vinham acumulando na primeira metade do século XX agudizam-se nas décadas de 50 e 60, quando as forças progressistas da região encontraram um líder culto e hábil, capaz de conduzi-las no emaranhado de propostas e promessas políticas, muitas delas demagógicas, retrógadas, reacionárias, medíocres.

Nessa hora, reaparece o jovem José Pedral Sampaio, aglutinador de contrários, arrebanhador de jovens valores, reunindo, milagrosamente, diferentes estratos da sociedade, mostrando-lhes, pelo exemplo de condutor aceta, preparado, altivo e humilde, o caminho a seguir, para que chegássemos a uma Conquista com esperança no coração e um futuro ao alcance do nosso trabalho, competência e honradez.

Por Conquista, Pedral sublimou seus princípios ideológicos. Conquista fez de José Pedral, o maior dos seus filhos a seu serviço, um social democrata.

Hoje, fecha-se uma página da nossa História. Mas, abrem-se todas as demais aos nossos jovens, para que nelas aprendam sobre o Grande Líder José Pedral Sampaio e Conquista, sua inseparável companheira, inspiradora fecunda de toda a sua vida, berço e túmulo de todos os seus ideais.

Brasília, 16.09.2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOCORRO!!!

  A Karisma News pede SOCORRO!!! Nunca chegamos a experimentar tanto descaso. Estamos sem alguma moeda nem pra comprar uma bala. A cada dia ...