quarta-feira, 7 de maio de 2014

A IRREVERENTE SÃO FRANCISCO



POR WALMÁRIA CAIRES 
Gerente da Maxtour - (77) 2101-7999

San Francisco, a mais irreverente das cidades americanas, sempre se destacou como uma cidade vanguarda, pelo histórico de lançar modas e ideias pioneiras.

O que já foi considerado estranho em outros lugares do planeta, em San Francisco já eram ideias incorporadas e consideradas importantes há décadas. A biotecnologia, os direitos dos gays, comida orgânica em restaurantes, nada disso é novidade para esta cidade tão alternativa,  quanto apaixonante. Existe uma grande probabilidade de você se apaixonar por San Francisco no segundo dia de sua estada por lá, pois a única lei que é obrigatória é que a diversão deve ser sempre garantida.

A cidade conquista não apenas pelos seus pontos turísticos emblemáticos e lendários, como a Golden Gate e Alcatraz, mas porque nesta cidade você provavelmente encontrará a felicidade em forma de liberdade, tornando o ato de voltar pra casa, uma experiência difícil. Sendo assim, o melhor a fazer é se render aos encantos dessa cidade e saboreá-la em todas as suas nuances.

O primeiro ponto que nos chama a atenção, por ter se tornado em seu cartão  postal, é sem dúvida a famosa Ponte Golden Gate. Vale percorrê-la de ônibus, a pé ou pedalando os seus 3 km, como manda a tradição. Há sempre pontos de aluguel de bicicleta em toda a região próxima a ponte. Vê-la de baixo prá cima é outra experiência imperdível e que causa uma sensação eletrizante.

Outro ponto especial e que já foi inspiração de filmes, é Alcatraz. Há muito tempo, Alcatraz se tornou a primeira prisão militar americana. Os prisioneiros eram mantidos em celas ao lado de índios rebeldes. Lá estiveram presos, o chefe do crime organizado de Chicago – Al Capone.  Apesar de Alcatraz ser considerada a prova de fuga, em 1962 os irmãos Anglin e Frank Morris, fugiram de lá. Como nunca foram encontrados, provavelmente morreram afogados nas águas geladas da baía, que não por acaso, tornavam a fuga a nado, sem chances de sucesso. Esta história serviu de enredo para o filme  “Fuga impossível”, estrelado por Clint Eastwood. Excursões com guias narrando um vasto repertório de fugas e fatos mirabolantes sobre os presos famosos, duram em média 2 horas e meia e são imperdíveis.

Incrível a identificação de todos os pontos turísticos com seus habitantes. Todos eles poderiam ser o cartão postal da cidade. As casinhas vitorianas, na Alamo Square, uma praça na parte alta, proporcionam uma vista arrebatadora e também são “ a cara” de San Francisco! E seus antigos bondinhos? Também fazem parte do dia- a-  dia dos moradores de lá e são a mais divertida alternativa para subir e descer as ladeiras íngremes da cidade.

O Píer 39, com sua variedade de lojas, cafés e restaurantes é um lugar para se visitar várias vezes. Além da vista espetacular,  destacamos: a histórica Padaria Boudin, com seus cestinhos de pães fumegantes passando em trilhos pelas cabeças dos turistas. O Aquarium of the Bay e o Bay Theater e um animado carrossel, são outras atrações, mas com certeza, o que mais chama a atenção no píer é o grupo de leões-marinhos que passam o dia por lá, encantando e derretendo os corações dos visitantes.

Um dos mais empolgantes destinos em San Francisco é a histórica Chinatown que fica a poucos minutos da não menos convidativa Japantown. Local agradável para um passeio, comer um bom sushi, apreciar as cerejeiras em flor e as diversas festas  típicas que acontecem durante o ano.

O San Francisco Museum of Modern Art,  fica em um edifício ultramoderno que foi projetado para abrigar ícones da arte moderna como Diego Rivera, Henri Matisse e Hockney, mas também exposições de fotografias, design, arquitetura e também mídias eletrônicas. Vale definitivamente uma visita e uma pausa no Café do Museu, no piso inferior é também uma boa pedida.

San Francisco tem muito mais… A gastronomia, com seus ingredientes saudáveis, os peixes frescos das correntes frias do pacífico e seus vinhos especiais produzidos na região de Sonoma Valley, fazem desse destino uma festa para os amantes da boa culinária.

Essa cidade que sofreu muitas perdas por  causa da AIDS nos anos 80, virou referência no tratamento e prevenção da síndrome, é o símbolo da força, da criatividade e  da inovação. Dizem que a Califórnia, o “ Estado Dourado”, é atraente pela sua fama e fortuna, mas em San Francisco, o que mais atrai é a vida pulsante, a paisagem excepcional, a comida sensacional e um  povo orgulhoso de sua beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOCORRO!!!

  A Karisma News pede SOCORRO!!! Nunca chegamos a experimentar tanto descaso. Estamos sem alguma moeda nem pra comprar uma bala. A cada dia ...