segunda-feira, 6 de novembro de 2023

CASA MEMORIAL RÉGIS PACHECO RESGUARDA MEMÓRIA POLÍTICA DE VITÓRIA DA CONQUISTA




Construída na segunda década do século 20, por ordem do coronel João Fernandes de Oliveira Santos que depois a deu de presente ao genro, Régis Pacheco, quando este se casou com sua filha, Enerina, a Casa Régis abriga, desde abril de 2007, o Memorial Governador Régis Pacheco.


Em estilo neoclássico, o espaço, tombado por força do decreto nº 8.596/96, resguarda parte da memória política do município de Vitória da Conquista, tanto pela trajetória política do ilustre morador, já que o médico Régis Pacheco exerceu mandatos como prefeito de Vitória da Conquista, deputado federal e governador da Bahia, quanto por abrigar quadros de autoria do artista plástico Orlando Celino, que retratam todos os intendentes e prefeitos que já ocuparam o cargo de chefe do executivo no município.



Quem adentra as portas do casarão, localizado na Praça Tancredo Neves, antigo Jardim das Borboletas, também volta no tempo ao contemplar parte do mobiliário pertencente à família de Régis Pacheco e obras dos artistas J. Murilo, Adilson Santos, Sílvio Jésse, José Lima e Dão Barros que retratam, entre outras coisas, cenas do cotidiano da cidade, além de escritos da professora conquistense Heleusa Câmara.


Espaço vivo, o Memorial abriga, ao longo do ano, exposições, saraus, lançamentos de livros, mostras de cinema, apresentações teatrais e musicais, entre outras atividades artísticas. O assessor da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel), Marley Vital, lembrou que no espaço também são realizados encontros para debates de políticas culturais, cineclube e oficinas, sediando também as reuniões do Conselho Municipal de Cultura.


Ainda segundo Marley, cerca de 60 mil pessoas já visitaram o Memorial Régis. “No período natalino, no qual são realizados os festejos na cidade, e no Natal Conquista de Luz, que atrai turistas de todos os lugares do país, a casa tem maior visitação e já chegamos a registrar 10 mil pessoas em 15 dias”, completou.


Para continuar preservando o acervo existente no local, a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer prevê realizar nos próximos meses uma nova reforma do Memorial. Além de recursos próprios, serão investidos recursos federais oriundos da Lei Paulo Gustavo.




*Sobre Régis Pacheco*


Nascido no município baiano de Santo Amaro da Purificação em 25 de novembro de 1895, Luiz Régis Pacheco Pereira formou-se médico na Faculdade de Medicina da Bahia em 1919. Ainda na faculdade, começou a trabalhar no Serviço de Profilaxia da Febre Amarela e Varíola, de Salvador e, em 1920, foi nomeado pelo governador da Bahia para combater um surto de varíola em Vitória da Conquista.


Posteriormente se envolveu em política e exerceu mandatos como vereador (1934-1937) e prefeito de Vitória da Conquista (1942-1945). Também foi deputado federal e eleito governador do estado para o período de 1951 a 1955. Faleceu em Salvador no dia 17 de julho de 1987, aos 92 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário