sábado, 15 de abril de 2023

ANA ISABEL ROCHA MACEDO APRESENTA SUA NOVA OBRA; VEJA AS FOTOS DA SOLENIDADE




A professora e escritora Ana Isabel Rocha Macedo apresentou a sua nova obra “Maria Mar: Estrela das Ideias e do Amor” , que conta a história de Eliza Ávila de Alencastro, ou simplesmente, a Professora. Uma mulher que é totalmente responsável pela própria existência ou, se preferirem, senhora da própria subjetividade feminina. Além disso, o novo romance de Ana Isabel é recheado por diversas canções e conta as histórias de pessoas, como Camilo e Ernesto Dazu, e de lugares, como Vitória da Fé, Ponta da Pedra e Marati.




A maior parte do livro, como a própria autora destaca, foi escrita durante o longo e difícil período da pandemia de Covid-19; momento em que se lhe surgiu “uma vontade louca de escrever”. Mas escrever só não foi suficiente. Ana relata que teve uma grande vontade sair e de conhecer outros mundos, de viver com outras pessoas, de se enredar e se perder em caminhos diversos e em trilhas variadas — vontade que lhe deu a narrativa de Eliza.




Tudo isso é apresentado em um enredo de muito carinho e respeito pelo ser humano, muito humano, como acentua o apresentador da obra, Eduardo Moraes. O livro é também prefaciado por um grupo de professoras de primeira ordem: Luzimare Almeida Pilôto, Maria Aparecida de Souza Guimarães, Maria Gorette da Silva Ferreira Sampaio, Valéria Viana Sousa e Zoraide Portela Silva, as quais enfatizam a ambígua presença do mar na história, ora como principal parte do cenário, ora como lugar mágico, ora como personagem envolvente.



Dessa maneira, há o mar e há Eliza em “Maria Mar: Estrela das Ideias e do Amor”; ambos descritos numa imersiva cumplicidade, como se fosse exibida em uma grande tela aberta na frente do leitor, o qual não se surpreenderá diante da quantidade de páginas: 636 no total. Afinal, concluir o livro será como um fim de tarde olhando o mar, será como fluir, passar, cantar… — como disse o poeta com mar no nome, Mário Quintana.



O lançamento foi realizado na Casa Memorial Régis Pacheco em Vitória da Conquista na noite do dia 14 de abril. Veja as fotos da solenidade:





























































Nenhum comentário:

Postar um comentário