sábado, 19 de novembro de 2022

QUEM PRECISA DE UROLOGISTA

 




Um dos principais alertas do movimento Novembro Azul é o de que todo homem com 50 anos de idade ou mais deve visitar o urologista anualmente para investigação da saúde da próstata. Se negro ou com histórico familiar de câncer prostático, o homem deve iniciar essa avaliação mais cedo, aos 45 anos, conforme orienta a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). 


A indicação se justifica pelo fato do câncer de próstata ser o tumor urológico mais frequente nos homens. No entanto, a consulta com o urologista não deve ser limitada somente a homens mais velhos. Na presença de determinadas condições, não só homens, mas também crianças e mulheres devem procurar este especialista. 


De acordo com o urologista Filipe Sena, alguns sinais e sintomas podem indicar diversos problemas urológicos. Como exemplos, o especialista cita a dor na região lombar, que pode indicar cálculo renal e pielonefrite (inflamação do rim); ardor miccional e outros sintomas relacionados à infecção urinária; dor no pênis, que pode sinalizar uma infecção ou traumas; e dores nos testículos, que podem servir de alerta para inflamações, tumores ou varicocele.


Alguns sinais e sintomas urinários como sangue na urina (hematúria) em homens e mulheres podem sinalizar infecção e tumor na bexiga ou nos rins. Desconforto ao urinar, jato fraco, aumento da frequência urinária e diminuição do fluxo urinário podem indicar inflamações ou aumento benigno da próstata. “As mulheres não precisam esperar o ‘Outubro Rosa’ e os homens não precisam esperar o ‘Novembro Azul’ para visitar o urologista. Ao perceber quaisquer desses sintomas, em qualquer mês do ano, é preciso investigar a causa e tratá-la”, afirmou Filipe Sena.


O urologista também é o especialista responsável pelo tratamento das crianças (meninos e meninas) com doenças no aparelho genitourinário, atuando juntamente com o pediatra. Homens com desordens hormonais ou disfunções sexuais, como impotência sexual, redução da libido, infertilidade e ejaculação precoce precisam, igualmente, se consultar com um urologista. “Alguns homens ainda se sentem constrangidos ao falar sobre esses problemas e acabam fazendo uma escolha arriscada: a automedicação, que pode gerar muitos prejuízos à saúde”, destacou o urologista do grupo URO+ Urologia Avançada e Cirurgia Robótica. 


Diante de qualquer sinal ou sintoma que possa indicar a presença de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), o homem deve procurar um urologista. De maneira geral, os sinais e sintomas ocorrem na região da virilha, pênis e testículos, e incluem vermelhidão, dor, feridas, bolhas, coceira, corrimento, verrugas ou tumores. “O urologista deve entrar em cena assim que o paciente identifica os primeiros sinais de qualquer doença urológica, medida que aumenta as chances de sucesso do tratamento, evitando possíveis complicações e a transmissão das IST's”, concluiu Filipe Sena


Nenhum comentário:

Postar um comentário