quarta-feira, 10 de agosto de 2022

AGENDA ESG CHEGOU NOS PLANOS DE MARKETING

 


 



*Por Eduardo Fonseca


Práticas de governança social, ambiental e corporativa têm sido amplamente discutidas nos últimos anos. A agenda ESG tem ganhado cada vez mais destaque no planejamento de empresas que já perceberam a importância para a saúde corporativa e para o ambiente coletivo quando há ações impacto podem trazer valor tanto internamente, quanto para o seu público.  

 


De acordo com o levantamento da empresa de pesquisa First Insight, 73% dos entrevistados da Geração Z pagariam mais caro para adquirir produtos sustentáveis, mostrando a preocupação desta geração com causas ambientais. Os hábitos sociais e corporativos também são relevantes para qualquer público: mostrar preocupação com inclusão social, combate ao racismo, misoginia e lgbtfobia, por exemplo, agrega valor à empresa e reforça a reputação de qualquer marca.

 


Dessa forma, o marketing deve atuar ativamente para entender os anseios de seu público-alvo e se posicionar da forma mais estratégica possível. Além de se posicionar, é preciso praticar ESG de verdade. De nada adianta colocar nas costas do marketing uma comunicação que mostre ao público uma empresa responsável socialmente e não ter o comprometimento de colocar as ações em prática. A implementação dos valores da agenda ESG deve atingir toda a cadeia produtiva, partindo, principalmente, da liderança.

 


E para quem acha que o assunto é bobagem, reflita por um instante como você deseja que sua empresa seja lembrada e reconhecida: por impactar o mundo positivamente e fazer a diferença na vida das pessoas, ou prefere dar as costas a assuntos tão significativos para a evolução da sociedade e o nosso futuro? Às vezes nem tudo é puro e simplesmente marketing, a reputação é importante, mas a consciência ainda é mais.



*Eduardo Fonseca, Chief Product Officer e Founder da DIWE, uma empresa focada na Transformação Digital de empresas globais. Estrategista apaixonado por marcas e mercadólogo de formação. Atua como mentor e palestrante de temas como Experiência do Cliente, Marketing e Transformação digital.



Nenhum comentário:

Postar um comentário