quarta-feira, 2 de junho de 2021

MARCOS MARINHO LANÇA VIDEOCLIPE PARA A INÉDITA AKAI ITO




POR ANA PAULA MARQUES


É em busca de uma arte autêntica, capaz de expressar emoções reais e estabelecer uma comunicação sincera com o público, que o artista e professor Marcos Marinho, natural de Itabuna (BA), acaba de divulgar AKAI ITO. A faixa faz parte do álbum AURA, previsto para sair no próximo dia 09.


Faça o pré-save: https://tratore.ffm.to/aura  

 

Na letra, uma reflexão profunda – e guiada por um tom de arrependimento, sobre os efeitos destrutivos da masculinidade tóxica e dos relacionamentos abusivos que vivenciamos. “Vale destacar que o processo de composição desta canção e de qualquer outra de minha autoria ocorre de modo aberto. Não começo a escrever sobre nenhum assunto especificamente. Vou encontrando e, talvez, definindo esse tema à medida que escrevo. Acredito muito na ideia de inconsciente coletivo e me permito ser guiado pela minha intuição”. 


Na sonoridade, influências do trap e do blues ditam um ritmo lento, conduzido por dois acordes menores, uma linha de guitarra bem melancólica e improvisos de teclado. 


Ouça e assista aqui 

 

“Na época da gravação do clipe, no ano passado, durante a pandemia, eu morava em Jequié (BA), onde trabalhei cerca de 60 horas por semana como professor de Direito em duas faculdades particulares. Por conta da falta de tempo e recursos, pensei em fazer um clipe barato e prático, mas que fosse capaz de transmitir um pouco da intimidade que a música AKAI ITO traduz. Foi assim que pensei em filmar a minha antiga casa, especialmente o quintal, que tem uma vista muito especial do bairro. Convidei o multiartista Filipe Rocha para, com sua sensibilidade e apoio, materializar este projeto. Captamos as imagens em cerca de duas horas e editamos em menos tempo ainda”, conta o músico.


“Dá pra ver que é tudo meio improvisado, o que não significa, a meu ver, que este seja um clipe ruim ou mal feito. Quem gosta de música sabe o valor da improvisação e do quanto é preciso ter coragem e confiança para se lançar rumo ao desconhecido. Sendo assim, torço para que o clipe de AKAI ITO potencialize a mensagem da música, bem como, desperte a curiosidade de quem se dispuser a vê-lo para ouvir o disco AURA, disco do qual faz parte”, afirma.


A produção e direção de AKAI ITO é assinada, além do próprio Marcos Marinho, por Adílson Moreira, Fernando Guimarães e Gabriel Moreira. 


FICHA TÉCNICA: 


Arte da capa do disco: Inés Garaza 


Direção musical: Marcos Marinho


Mixagem e masterização: Adílson Moreira


Produção musical: Adílson Moreira, Fernando Guimarães e Gabriel Moreira (Estúdio 878)


Produção, filmagem e edição de vídeo: Filipe Rocha




Sobre Marcos Marinho




Compositor, violonista, guitarrista e cantor, Marcos Marinho deu os seus primeiros passos na música na cidade de Itabuna, sul da Bahia. Músico autodidata, defendeu suas canções em festivais de música Brasil afora, tendo sido premiado algumas vezes, dentre eles, no Prêmio Caymmi de Música. 


 


O troféu foi um dos que recebeu com o projeto Ciência, Arte, Ideologia e Música, o CAIM, criado ao lado do parceiro Achiles, em Vitória da Conquista, cidade onde morou nos anos em que cursou Direito, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Com o duo, no qual assumia guitarras, violões, voz e composições, percorreu em turnê por várias cidades baianas.




Atualmente, gravita em torno do desafio de construir uma identidade artística individual, com a realização de composições que expressam o seu processo criativo, em diferentes momentos e contextos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O MELHOR E O PIOR: AVENIDA BRASIL