sexta-feira, 9 de abril de 2021

BAILARINA RAMANA BORBA DEFENDE O BLACK POWER




POR ANA PAULA FÉLIX


A grande polêmica levantada na última semana, no BBB21, trouxe à tona uma discussão muito importante, sobre respeito e aceitação. A linguagem e as atitudes usadas por boa parte da sociedade, já se mostram ultrapassadas, preconceituosas e, em situações mais pontuais, de extremo desrespeito. A começar por comparações feitas ao estilo de roupas ou de penteados usados pelos negros.


Considerado, por muito tempo, como apenas um instrumento estético, o estilo Black Power vai além disso. Ele representa a personalidade, a identidade e a afirmação de pessoas imponentes e integradas à realidade do nosso mundo. Símbolo de uma luta constante, para extinguir o preconceito e mostrar à sociedade que, muitas vezes, palavras e atitudes consideradas ‘normais’, machucam, são extremamente ofensivas e precisam ser desconstruídas.



A bailarina e influenciadora Ramana Borba, gaúcha de 19 anos, referência entre os adolescentes, sabe muito bem o que é nascer e viver neste mundo de pré-julgamentos, onde a aparência dita as regras, determina o caráter e a capacidade do cidadão, que faz parte deste suposto grupo ‘fora do normal’. Com mais de 5 milhões de seguidores, em suas redes sociais, ela é um exemplo de mulher que trabalha positivamente por estas questões sociais e está alcançando o reconhecimento mundialmente.


Em seu twitter, Ramana se pronunciou sobre o acontecimento no reality. "Ser preto/preta, num país racista é lutar sempre. Quem aprendeu o que é racismo, fomos nós! Com dor, com colegas de escola, debochando do nosso cabelo, do nosso nariz, da nossa boca e da nossa cor. Em vários momentos da nossa vida, temos que dar nosso máximo, pois podem transformar nossa cor ou nosso cabelo em barreira".


Sobre a edição de 2021, Ramana elogiou a participação de João e Camila, por serem fortes, coerentes, sensatos, verdadeiros e fez referência sobre a intervenção de Tiago Leifert, por ser um momento histórico, na televisão brasileira.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O MELHOR E O PIOR: AVENIDA BRASIL