sexta-feira, 26 de março de 2021

HOME-OFFICE E TRABALHO REMOTO AUMENTAM ATAQUES DE SEQUESTRO DE DADOS

 



POR MARIANA MOURET


A H&CO, multinacional especializada na prestação de serviços de SAP Business One, contabilidade, impostos internacionais e recursos humanos, reitera a necessidade de as empresas brasileiras adotarem soluções para proteger suas informações sensíveis. Pesquisas de empresas especializadas em cibersegurança, indicam que o Brasil é o país mais atingido por ataques de ransomware em toda a América Latina.


Durante 2020, as quadrilhas que operam as diferentes modalidades de ransomware abandonaram as campanhas massivas. Hoje, eles têm como alvo empresas de vários setores, realizando ataques em que sequestram arquivos em computadores comprometidos, criptografando-os com novas estratégias para exigir o pagamento de um resgate.


Os novos métodos incluem a adoção de vários tipos de resgates, onde os criminosos aumentam a possibilidade de monetizar os ataques utilizando outra ferramenta para pressionar as vítimas a pagar, já que desta forma supostamente evitarão a divulgação das informações roubadas e voltarão a ter acesso aos dados.


"Atualmente, o roubo de informações tornou-se muito mais incisivo e as práticas atuais de teletrabalho, onde tudo é feito com acesso remoto, tornaram os ataques e roubo de informações digitais ainda mais especializada. É por isso que as empresas devem ter políticas-chave que lhes permitam manter a salvo o ativo mais importante de qualquer organização, suas informações", diz Érico José Mazzini, CEO da H&CO Brasil.


Portanto, o primeiro passo é estabelecer uma política clara de privacidade de dados e depois compartilhá-la com a força de trabalho. O programa de treinamento da organização deve ser robusto, e não apenas fornecer uma seção rápida de orientação aos funcionários. Além disso, quanto mais precisa for a definição das informações confidenciais, mais difícil será sua exposição ao roubo ou compartilhamento.


O mais importante é proteger qualquer informação que, nas mãos de concorrentes ou ladrões, possa custar caro à organização. Isto inclui itens tão comuns como listas e perfis de clientes, preços de produtos e serviços, planos de marketing e informações financeiras corporativas.


Por esse motivo, contar com uma solução que aumente a segurança dos dados e com políticas claras para proteger as informações permite às empresas otimizar seus processos, garantindo que os funcionários estejam protegidos em tempos de pandemia, sem perder produtividade ou empregos devido ao trabalho remoto.


"Hoje devemos levar em conta que os ataques cibernéticos são mais especializados e que as empresas devem estar preparadas para dar continuidade à sua transformação digital, na qual a informação deve ser protegida a todo custo e não deve ser permitida sua subtração, independentemente de onde ele é desenvolvido", acrescenta Mazzini.


Nenhum comentário:

Postar um comentário