sábado, 4 de julho de 2020

UROLOGISTAS BAIANOS APOSTAM EM WEBINARS, CONGRESSOS ONLINE E NOVOS FORMATOS VIRTUAIS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL


POR CARLA SANTANA




A coordenação científica da Sociedade Brasileira de Urologia seccional Bahia (SBU-BA) teve que se reinventar diante da impossibilidade de realização de eventos presenciais de qualificação profissional. Isso aconteceu porque a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) mudou a forma de atualização científica dos urologistas baianos.

“Realizamos webinares internacionais de alta qualidade nos meses de maio e junho. Em julho, teremos mais três e em agosto, outros três. Se os encontros fossem presenciais, dificilmente teríamos colegas de regiões tão distantes agregando valor às discussões. Não temos dúvida de que o novo formato chegou para ficar, o que não significa que não voltaremos a ter também os grandes eventos presenciais, quando tudo passar”, declarou o coordenador científico da SBU-BA, o uro-oncologista Augusto Modesto.

A maioria dos webinares da SBU-BA tem focado o diagnóstico e o tratamento de doenças urológicas. Contudo, para ampliar a visão dos participantes e capacitá-los em relação a outros assuntos de interesse comum, alguns dos próximos encontros online serão sobre temas não científicos. “Em julho, teremos um sobre a tributação na área médica e em agosto um outro webinar sobre finanças pessoais e investimentos. Para nos ajudar a entender melhor essas questões, convidamos profissionais de larga experiência e renome de áreas diversas, além de solicitar o apoio de entidades como a Associação Baiana de Medicina (ABM), Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb) e Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed-BA)”, adiantou o coordenador científico da SBU-BA.

Eventos online - Outra mudança imposta pelo isolamento social, fechamento de hotéis e impossibilidade de viagens diz respeito ao formato dos eventos de capacitação dos urologistas. Segundo Augusto Modesto, os encontros apoiados pela SBU-BA previstos para este ano, que seriam presenciais, estão sendo adaptados para o formato digital. “Até o fim deste ano, teremos, por exemplo, o IV Simpósio de Uro-Oncologia da Bahia, que seria realizado presencialmente em Salvador, e o II Congresso Norte-Nordeste de Uro-oncologia, que aconteceria em Recife”, listou Augusto Modesto, que será o coordenador do módulo “Câncer de Próstata” no evento regional.

Outras inovações criadas pelo médico, previstas para serem implementadas nos próximos meses no âmbito da SBU-BA, são os quadros “Uro-meeting” e “Uro-Talks”. A primeira vai englobar uma programação de discussões virtuais de casos clínicos entre especialistas de diferentes cidades, estados e países, nas quais poderão participar não apenas urologistas, mas também médicos de outras especialidades. Já o “Uro-Talks” terá como objetivo reunir em um único canal digital vídeos temáticos sobre assuntos diversos, a fim de ampliar o compartilhamento de informações científicas relevantes na Web.

Outra inovação relacionada à educação continuada é o Campbell Club, de autoria do urologista André Costa Matos, primeiro secretário da SBU-BA. Voltado para residentes, pós-graduandos e médicos urologistas que sejam sócios adimplentes da SBU-BA, o programa de qualificação utiliza a plataforma zoom para reunir especialistas em torno de temas pré-definidos de interesse dos participantes. Os encontros virtuais têm acontecido às quartas-feiras, a partir das 17 horas. Mais informações sobre as novidades implantadas pela gestão 2021-2021 da SBU-BA estão disponíveis no site www.sbu-ba.org.br e no perfil @sbuba no instagram ou podem ser solicitadas através do e-mail sbubahia@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

KNOAR MANHÃ 26042024