domingo, 26 de abril de 2020

O PRIMEIRO DIA DA TV GLOBO

Tele Globo, o primeiro telejornal da emissora
 (Foto: Reprodução/Globo)


Às 11 horas e 35 segundos de 26 de abril de 1965, uma segunda-feira,  há exatos 55 anos, entrava no ar a TV Globo, canal 4 do Rio de Janeiro. 



Antes mesmo de sua estreia, a emissora protagonizou um feito inédito, até então, na história da televisão brasileira: 24 horas antes de entrar no ar, toda a programação do primeiro dia foi ensaiada em circuito fechado, com o objetivo de proporcionar últimos ajustes e entrosamento da equipe. 

A Globo, no entanto, só viria ficar famosa um ano depois, com uma grande cobertura de uma trágica enchente no Rio de Janeiro.

No dia da inauguração, o jornalista Rubens Amaral leu uma mensagem de Roberto Marinho. Quem apertou o botão e colocou a emissora no ar foi Mário Pagés, operador do controle-mestre.

A mensagem de Roberto Marinho começava da seguinte forma: “É com orgulho que entregamos à cidade do Rio de Janeiro a TV Globo. A partir de agora, seus estúdios, seus departamentos, seus transmissores, suas instalações e todos os seus recursos estarão a serviço do público desta cidade e dos espectadores das áreas vizinhas alcançadas pelo nosso sinal. O canal 4 é resultado de um longo trabalho de companheiros da família de O Globo e de muitos outros que a ela vieram se juntar com o objetivo de dar à cidade uma televisão moderna e variada, construída dentro dos preceitos da técnica, tendo em vista os mais altos padrões internacionais”.

Inicialmente, a Globo ficava no ar diariamente das 11h à meia-noite. O primeiro programa exibido foi o infantil Uni-Duni-Tê, com a professora Fernanda Barbosa Teixeira, a Tia Fernanda.

A primeira novela foi ao ar no mesmo dia: Ilusões Perdidas, escrita por Ênia Petri. Estreou às 22h e contou com 56 capítulos. No elenco, Reginaldo Faria, Leila Diniz e Osmar Prado. Exibida às 19h30, em poucos dias foi transferida para o horário das 22h.

Em seu primeiro ano, a emissora exibiu a série 22-2000 Cidade Aberta, estrelada por Jardel Filho. A produção foi coproduzida pela Globo, pelo jornal O Globo e pelo estúdio Herbert Richers. Ficou no ar até 1966.

A grade original também tinha duas edições do noticioso Teleglobo, que contava com a atriz Nathalia Timberg entre seus apresentadores. Ainda eram exibidos desenhos animados, filmes, séries norte-americanas, como As Enfermeiras e Os Defensores, programas femininos, como Sempre Mulher e Festa em Casa e o noturno Show da Noite, com Gláucio Gil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

KNOAR MANHÃ 26042024