quinta-feira, 19 de setembro de 2019

SETEMBRO VERDE E AMARELO: DUAS CAUSAS, UMA LUTA. SER LIVRE PARA VIVER BEM






POR PAULA ESTEVES

Verde e amarelo. O que acontece quando misturamos duas cores tão simbólicas? O amarelo é a cor do Sol; irradia luz, ilumina os dias com pinceladas de vida. Já o verde simboliza sorte e esperança!


Em Setembro, mês que se inicia celebrando de forma cívica a independência da nossa nação, pensamos no real significado da palavra liberdade. Ser livre é, principalmente, viver bem. Quando damos atenção à saúde e ao bem-estar social, caminhamos para uma sociedade que valoriza a vida.


Com o objetivo de dar visibilidade e promover conscientização e, assim, prevenção, duas campanhas colorem nosso mês: o Setembro Amarelo e o Setembro Verde.


De alcance nacional, o Setembro Amarelo tem como intuito conscientizar sobre o suicídio através do diálogo. Segundo o Centro de Valorização da Vida (CVV), nove em cada dez casos de suicídios poderiam ser evitados. O suicídio é uma forma indireta de comunicação: quem tenta o ato quer acabar com a dor e não com a própria vida. Por isso, é fundamental falar sobre esse assunto!


Em paralelo, nossa clínica, referência na especialidade de coloproctologia, não poderia deixar de lado o Setembro Verde. A campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de intestino, ou o câncer colorretal.


Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) houve um aumento de 6% nos casos de câncer colorretal em relação a 2017. O câncer colorretal é um tumor que afeta o intestino grosso, sendo o terceiro mais frequente nos homens e o segundo, nas mulheres.


O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento, logo, é necessária a realização frequente de exames de rotina. Procure um coloproctologista para saber o que melhor se adequa a você. A prevenção primária está nos hábitos saudáveis de vida. Acima dos 50 anos de idade, homens e mulheres devem iniciar um programa de prevenção secundária de câncer colorretal: façam exames de pesquisa por sangue oculto nas fezes e realizem a colonoscopia! A depender do histórico familiar, desde a adolescência podem ser necessários exames.


Neste Setembro, integramos nossas áreas e trabalhamos para que a prevenção e a vida venham em primeiro lugar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

KNOAR MANHÃ 26042024