quinta-feira, 5 de setembro de 2019

EVENTO LITERÁRIO EM SP: FOTOS DO LANÇAMENTO DO SEGUNDO LIVRO DA AUTORA MARINA LINHARES





POR ASSESSORIA

O lançamento do livro aconteceu no dia 26 de agosto, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo. Os convidados puderem ver de perto imagens do livro que estavam distribuídas numa exposição na frente da Livraria.


A transformação de uma casa abandonada conduz novo título de Marina Linhares. No livro, a decoração é retratada de forma poética e reflexiva pela escritora Noemi Jaffe e o fotógrafo Ruy Teixeira.




Uma pequena casa da família semi-abandonada na Serra da Bocaina, repleta de memórias afetivas, e o desejo de refletir sobre sua própria atividade foram os pontos de partida de Alguém passa por aqui e deixa alguma coisa, novo livro da decoradora Marina Linhares.



Entre viagens para Portugal, Marrocos, França, Rio Grande do Sul e pela própria região da Bocaina, uma extensa pesquisa de referências e inspirações foi levada a campo para definir os elementos daquele projeto improvável: uma casa-livro, cujo processo de transformação conduziria (e seria conduzido por) um exercício coletivo de olhar. O viés autoral e a cumplicidade impregnada no ensaio fotográfico de Ruy Teixeira desvelam as descobertas desse roteiro. Ele registrou os vestígios do abandono no primeiro momento, a imersão na busca por uma atmosfera para a casa em cada viagem e a força da relação com a paisagem, que influenciou definitivamente a forma como Marina pensou o projeto.



Transitando entre a poesia e a filosofia, o texto da escritora Noemi Jaffe enriquece de sentidos o livro. Ela reflete junto com Marina (no texto introdutório e em uma extensa entrevista) sobre o universo da casa “em permanente construção” e explora a essência da identidade criativa da decoradora, suas concepções profissionais e o desenvolvimento do projeto da Bocaina. Além disso, pontua o livro com poesias sobre a casa, o morar e o decorar.

Textos, fotos e o processo de decoração têm vitalidade própria no livro, mas sua potência se eleva ao serem delicadamente embaralhados, sugerindo uma fruição livre e contemplativa de memórias, experiências, referências, inspirações, relatos, poesias, imagens, perguntas, respostas e decorações. O livro tem projeto editorial de Baba Vacaro e conta ainda com postais encartados e QR-Codes que conduzem a vídeos produzidos em alguns dos locais da pesquisa.



Outro destaque do livro é o projeto gráfico assinado por Elisa von Randow. Com uma identidade inusual, a começar pela capa azul metálica, e sem se sobrepor aos conteúdos, o design estabelece com conexões, pausas e variações um ritmo envolvente para a leitura. Detalhes gráficos como poesias carimbadas em letterpress dão o toque final de sutil encantamento.
Veja mais fotos (Crédito: Fernando Torres/MktMix)

bor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARRAIÁ DA CONQUISTA 2024: PREFEITURA ANUNCIA GRADE DE ATRAÇÕES

  A Prefeitura de Vitória da Conquista anunciou, na noite desta segunda-feira (29), na Casa Memorial Governador Régis Pacheco, as princip...