sábado, 14 de abril de 2018

ALTINO ARAÚJO É O PRÓXIMO HOMENAGEADO NO PROJETO A VOZ DO MURO

O painel do artista visual será realizado na Praça Sá Barreto


POR ANA LUIZA DIAS

Desde quinta-feira, 12 de abril, iniciou-se a segunda etapa do A Voz do Muro. E para retomar esse projeto, a personalidade escolhida foi Altino Araújo, conquistense de coração que representou grandes avanços nas artes visuais da cidade.


Tiano Vilarino e equipe selecionaram o muro do antigo Clube Social Conquista na praça Sá Barreto, Cruzeiro, para realizar o mural, cujos passos serão documentados por fotos e vídeos e poderão ser acompanhados nas redes sociais do projeto.


Sobre o Homenageado

Altino Araújo nasceu na cidade de Sussuarana, embora tivera um grande carinho por Vitória da Conquista.

Considerado um homem renascentista, ou seja, com conhecimentos estendidos a vários campos de atuação, teve suas obras expostas em diversos locais da cidade, sempre explorando nelas novas plataformas de expressão, tanto nas pinturas em tela com bico de pena, quanto em vitrais de grande proporção.

Uma de suas artes de mais visibilidade foi o vitral exposto no Shopping Itatiaia, no Centro da cidade da capital do Sudoeste baiano. Os temas de suas obras eram variados, mas tinham como marca uma Pomba.

Embora Altino não esteja mais fisicamente presente, suas obras ainda podem ser vistas pela cidade e sua história se faz saudosa no coração dos seus amigos e familiares.

Sobre “A Voz do Muro”

É a terceira vez que o projeto realiza atividades em Vitória da Conquista. A primeira, em 2011, levou o graffite para muros da zona sul conquistense (principalmente ao muro do aeroporto) e a segunda, em 2016, trouxe a fisionomia do artista Carlos Jehovah para a parede do teatro que leva seu nome.

A Voz do Muro tem como principais objetivos, além de revitalizar espaços públicos e construções históricas, dar, também, maior visibilidade aos artistas do graffite, trazendo a cultura da periferia para os centros comerciais da cidade, e homenagear personalidades da história conquistense, para que possam ser lembrados diariamente por quem transitar por Conquista.

O projeto foi idealizado pelo ex-Secretário de Cultura Nagib Barroso, e tem como responsável artístico o grafiteiro Cristiano Vilarino, o popular Tiano, já conhecido pelos muros que cria tanto em Vitória da Conquista, como em Barra do Choça, onde é professor de artes.

O projeto tem apoio da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e apoio financeiro do Governo do Estado, através do Edital Setorial de Artes Visuais 2016 - 6/2016 do Fundo de Cultura, da Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural e Secretaria de Cultura da Bahia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOCORRO!!!

  A Karisma News pede SOCORRO!!! Nunca chegamos a experimentar tanto descaso. Estamos sem alguma moeda nem pra comprar uma bala. A cada dia ...