sexta-feira, 24 de novembro de 2017

PAULO MARKUN FALA SOBRE JORNALISMO E AUDIOVISUAL NA MOSTRA CINEMA CONQUISTA

Conferência foi realizada no Teatro Glauber Rocha, na Uesb, na manhã desta quarta (22)

O jornalista Paulo Markun (Foto: Rafael Flores)

POR ANA PAULA MARQUES E GABRIELA COUTO
Assessoria


O jornalista, escritor e diretor de séries, Paulo Markun, participou na manhã desta quarta-feira (22) de uma conferência no Teatro Glauber Rocha, em Conquista. Ex apresentador do programa Roda Viva (TV Cultura) e com um vasto currículo na TV brasileira, Markun falou sobre as expectativas futuras do Jornalismo dentro do âmbito da produção independente audiovisual.



“Cada vez mais o jornalismo é audiovisual, seja pela facilidade dos equipamentos ou custo e muito pelo hábito de consumo que se tem hoje em dia. A maior parte do tempo estamos usando celulares, consumindo conteúdo audiovisual e aí entra, inclusive, o jornalismo”, comentou. “Não há como pensar em conteúdo apenas impresso hoje em dia. É cada vez menor o alcance e a relevância disso”, completou.

 O jornalista Paulo Markun (Foto: Rafael Flores)

Para ele, o audiovisual é um caminho possível para os jornalistas, diante do contexto atual. “Costumo dizer que o jornalismo como profissão acabou ou está acabando. Temos empresas de jornalismo em uma crise, os empregos são cada vez mais escassos, salários cada vez mais precários, os jornalistas vivenciam uma jornada de trabalho quem impendem a reportagem, que é a base do jornalismo, e ao mesmo tempo temos faculdades de jornalismo formando cada vez mais pessoas. É uma grande contradição que precisa ser resolvida por aquelas pessoas que estão se formando, buscando encontrar novos caminhos”, ponderou. “A produção independente do audiovisual é um caminho bastante promissor, pois, felizmente, temos algumas leis que facilitam o financiamento desse conteúdo e a gente tem uma demanda de consumo de conteúdo cada vez maior”.



Markun destacou ainda a importância da Mostra Cinema Conquista realizar o intercâmbio entre Jornalismo e Audiovisual. “Eventos como a Mostra, que está em sua 12ª edição, são importantes para poder ter esse intercâmbio pra quem está começando na profissão e para aqueles que, como eu, está tirando o time de campo, com alguma experiência para contar. É muito gratificante ter essa possibilidade e eu espero que a Mostra tem um longo futuro pela frente”, concluiu.



A conferência foi mediada pelo jornalista e dirigente da Associação Baiana de Imprensa (ABI), Ernesto Marques, que na ocasião falou sobre o inevitável encontro entre o Jornalismo e o Audiovisual. “Esse evento acontece em uma cidade que tem duas tradições muito fortes. Primeiro, o jornalismo combativo, que tem a ver com os primeiros jornais de Conquista, que marcaram a história da imprensa baiana. Depois, estamos na terra de Glauber Rocha, onde tem um curso de Cinema. Este é um encontro inevitável entre o jornalismo e a linguagem audiovisual, seja através de documentários, ou através de peças de ficção muitas vezes com argumentos extraídos de algum fato histórico ou da realidade social no entorno. Pessoas que trabalham nestas áreas tem uma faixa de intersecção muito grande”, comentou.



A Mostra Cinema Conquista - Ano 12 tem o apoio cultural do Canal Brasil, TVE Bahia, TV Sudoeste, Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas e Schin. Conta com o apoio institucional da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Curso de Cinema e Audiovisual da Uesb, Programa Janela Indiscreta, Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia e Diretoria Audiovisual do Estado (Dimas). A Mostra Cinema Conquista é uma realização do Instituto Mandacaru de Inclusão Sociocultural. Tem o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOCORRO!!!

  A Karisma News pede SOCORRO!!! Nunca chegamos a experimentar tanto descaso. Estamos sem alguma moeda nem pra comprar uma bala. A cada dia ...