O deputado estadual, Hildécio Meireles (PMDB), certo da importância da cidade de Vitória da Conquista, a terceira maior cidade em termos populacionais do estado, fez inserir na ata dos seus trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia, Moção de Congratulações ao município pela passagem do seu 177o. aniversário de emancipação política, a ser comemorado no dia 9 de novembro.
“Trata-se de um orgulho citar o crescimento não apenas populacional, mas econômico e social de Vitória da Conquista, cujo crescimento começou aos poucos, primeiramente habitada pelos povos indígenas, em 1780 havia aproximadamente 60 casas no Arrrail. Com um aumento substancial nesse número de casas, o Arraial foi elevado à categoria de vila e freguesia sob a denominação de Vitória, desmembrando-se do município de Caetité através da Lei Provincial No. 124, de 19 de maio de 1840. Sede na antiga povoação de Vitória. Constituído do distrito sede. Instalada em 09 de novembro de 1840. E pelo Decreto Lei Estadual no. 141, de 31 de dezembro de 1943, seu topônimo é alterado para Vitória da Conquista. E Hoje com população de aproximadamente 349.000 habitantes, representa um grande dinamismo econômico para a Bahia”, comemorou.
O deputado destacou ainda que na cidade são realizados diversos eventos culturais todos os anos, como o “Festival de Inverno”, que atrai pessoas de vários lugares do País, bem como o “Festival da Juventude”, e o “Forró Pé de Serra do Periperi”, evento que ocorre com certa frequência na cidade e traz artistas que representam a cultura popular da região.
“Por tudo isso na data maior, em que Vitória da Conquista comemora a sua emancipação política, solidarizo-me com seus habitantes, desejando ao seu povo ainda mais progresso e desenvolvimento socioeconômico”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário