segunda-feira, 20 de novembro de 2017

COMEÇA A 12ª MOSTRA CINEMA CONQUISTA


Abertura contou com exibições, homenagens e um grande público no auditório da Escola Normal na noite deste domingo (19)

Foto: Duane Carvalho

POR ANA PAULA MARQUES E GABRIELA COUTO

Teve início na noite de ontem (19), no auditório do Instituto Educacional Euclides Dantas (IEED/ Escola Normal), a programação da 12ª edição da Mostra Cinema Conquista. Na ocasião, foram exibidos o curta “Cajaíba, Lição das coisas - O fazendeiro do ar”, de Tuna Espinheira, homenageado nesta edição, além do longa “Divinas Divas”, de Leandra Leal.



Lu Macário e Tina Rocha (Foto: Rafael Flores)


A solenidade de abertura contou com a presença do Superintendente Alexandre Simões, representante da Secretaria de Cultura (Secult/BA); Tina Rocha, secretária municipal de Cultura, Turismo Esporte e Lazer; Marcelo Lopes, representante do Instituto Mandacaru e Iara Maria Espinheira, representando a família de Tuna Espinheira.


Iara Maria Espinheira (Foto: Rafael Flores)


Para o Superintendente Alexandre Simões, a presença do público no evento é fundamental. “Parabéns ao público por entender a importância de estarem presentes. Vocês, que são admiradores do cinema baiano, brasileiro, que segue renovando a cena através do que se produz aqui de conteúdo, novos diretores, produtores que vão entrando no mercado. Nada disso seria possível sem este público consumidor”, afirmou. “Trago aqui o abraço da secretária Arany Santana e a garantia de que em 2018 e 2019 novamente esta Mostra se realizará com o fundamental e reconhecido apoio da maior ferramenta cultural e social de fomento às manifestações artísticas e culturais do estado,  que é o Fundo de Cultura da Bahia, e que em 2018 teremos esta Mostra também retornando para a sua casa, para o acolhimento do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, que agora no último dia 7 iniciou suas obras de recuperação e modernização deste que é um importante espaço de convivência e lazer e de difusão do conteúdo artístico-cultural”, concluiu o Superintendente.


Edilane Ferraz e Vinicius Gil (Foto: Rafael Flores)


Marcelo Lopes, representante do Instituto Mandacaru, agradeceu. “Em nome do Instituto Mandacaru, gostaríamos de agradecer imensamente a presença e todos. Estamos muito felizes de ver a casa cheia, por estar retomando este espaço da Escola Normal, que foi sede de teatro, música, dança, para falar de cinema na terra de Glauber Rocha. Em nome da coordenação da Mostra de Cinema, gostaríamos de dizer que a partir de agora, temos uma semana inteira de filmes, debates, discussões sobre temas importantes para a cultura brasileira. Para a gente, este é um espaço de privilégio no melhor sentido, que o cinema e o audiovisual traz como processo de formação e este processo vai além do espaço formal. A Mostra Cinema Conquista é um espaço de formação de público para cinema e para a cultura”, reforçou.


Divina Valéria (Foto: Rafael Flores)


Homenagens



A abertura da Mostra Cinema Conquista inaugurou a exposição “Tuna - Traço do tempo”, sob a direção de Vinícius Gil (Purki). As instalações homenageiam o cineasta baiano, falecido em 2015, que ao longo de 44 anos de atuação no cinema realizou mais de 30 trabalhos como ator, editor, roteirista, produtor e diretor.


Durante a solenidade, Iara Maria Espinheira, esposa de Tuna Espinheira, recebeu o troféu em nome da família do cineasta, em um momento de muita emoção. Para ela, esta é uma homenagem sobretudo ao cinema, pela incentivo à preservação. “Estamos tentando preservar este material, este é lado importante”, comentou. “Este curta exibido hoje foi rodado há muitos anos em Conquista, diante de uma admiração que a gente tinha por Cajaíba, artista plástico, filho desta terra. Independente disso, estamos todos muito felizes por essa força que a Mostra está dando para a família de Tuna, que sempre foi tão apaixonado pelo cinema”.




A Mostra Cinema Conquista – Ano 12 tem o apoio cultural do Canal Brasil, TVE Bahia, TV Sudoeste, Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas e Schin. Conta com o apoio institucional da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Curso de Cinema e Audiovisual da Uesb, Programa Janela Indiscreta, Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia e Diretoria Audiovisual do Estado (Dimas). A Mostra Cinema Conquista é uma realização do Instituto Mandacaru de Inclusão Sociocultural. Tem o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOCORRO!!!

  A Karisma News pede SOCORRO!!! Nunca chegamos a experimentar tanto descaso. Estamos sem alguma moeda nem pra comprar uma bala. A cada dia ...