segunda-feira, 19 de junho de 2017

ÍCONE CONQUISTENSE É HOMENAGEADA PELO PROJETO "A VOZ DO MURO"

A primeira baiana do acarajé de Vitória da Conquista será tema do painel nº 3 do A Voz do Muro



POR ANA LUIZA

Arrancando elogios pelos lugares que deixa sua marca, Tiano Vilarino e equipe espalham cor e cultura pelas ruas de Vitória da Conquista. Os dois primeiros painéis já criados, J. Murilo (Feira do Alto Maron) e Cajaíba (Av. da Integração), deram uma nova cara para paredes da cidade, antes sem nenhuma vida.

Segunda-feira, dia 19 de junho, foi iniciado o terceiro painel do projeto, dessa vez no Centro da cidade (Rua Coronel Gugé), em homenagem à Dona Dió do Acarajé!


Os passos desse trabalho serão documentados por fotos e vídeos e poderão ser acompanhados nas redes sociais do projeto.

Sobre a Homenageada

Dionísia de Oliveira Silva, mais conhecida como Dona Dió do Acarajé, nasceu em abril de 1936, em Vitória da Conquista, descendente de quilombolas do povoado de Maria Clemência, sendo a primeira baiana de acarajé da cidade e uma das personalidades mais conhecidas da região. Todos que passavam pela praça 9 de novembro se encantavam com essa mulher de fibra, mãe de 14 filhos e que sustentava a família com a venda de acarajés.

Ela sempre lutou pela valorização da cultura afro-brasileira e, consequentemente, do carro chefe culinário baiano, o acarajé, sendo também responsável pela criação da Escola de Samba União de São Vicente.

Dió nos deixou em 2012, com 76 anos, mas sua memória ainda chega a todos os conquistenses através da sua barraca com os melhores bolinhos da região, a qual não foi deixada de lado por sua família, e da sua incrível história de vida e de luta!  

Sobre “A Voz do Muro”

É a terceira vez que o projeto realiza atividades em Vitória da Conquista. A primeira, em 2011, levou o graffite para muros da zona sul conquistense (principalmente ao muro do aeroporto) e a segunda, em 2016, trouxe a fisionomia do artista Carlos Jehovah para a parede do teatro que leva seu nome.

A Voz do Muro tem como principais objetivos, além de revitalizar espaços públicos e construções históricas, dar, também, maior visibilidade aos artistas do graffite, trazendo a cultura da periferia para os centros comerciais da cidade, e homenagear personalidades da história conquistense, para que possam ser lembrados diariamente por quem transitar por Conquista.

O projeto foi idealizado pelo ex-Secretário de Cultura Nagib Barroso, e tem como responsável artístico o grafiteiro Cristiano Vilarino, o popular Tiano, já conhecido pelos muros que cria tanto em Vitória da Conquista, como em Barra do Choça, onde é professor de artes.

O projeto tem apoio da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural e Secretaria de Cultura da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOCORRO!!!

  A Karisma News pede SOCORRO!!! Nunca chegamos a experimentar tanto descaso. Estamos sem alguma moeda nem pra comprar uma bala. A cada dia ...