sexta-feira, 10 de março de 2017

ARMAZEM DA AGRICULTURA FAMILIAR DE SERRINHA COMEMORA QUATRO ANOS DE EXPANSÃO NO MERCADO




Fotos: Divulgação


POR KAROLINE MEIRA

O Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia, localizado em Serrinha, Território de Identidade Sisal, comemorou, nesta quinta-feira (09), o quatro de funcionamento. O espaço viabiliza a comercialização dos produtos de 160 empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária de todo o estado, beneficiando mais de 5 mil famílias baianas.

O Armazém, uma experiência piloto no Estado da Bahia, é resultado de uma parceria entre as secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic), com a Arco Sertão, organização dos Empreendimentos Econômicos Solidários.

De acordo com o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, a experiência do armazém será replicada e atuará em todo o estado. “Esse quarto ano é de expansão dessa estratégia, que atua em rede comercializando para as diferentes regiões os produtos da agricultura familiar e economia solidária.”

Dias ressaltou que estão sendo construídos mais três Armazéns, nos territórios Sertão do São Francisco, Baixo Sul e Sudoeste, que vão se somar ao de Serrinha e passarão ter uma representação estadual em Salvador. "A experiência acumulada até aqui vai servir para a estrutura dos serviços de vendas de produtos no grande mercado de Salvador, para que possa ser estabelecido de uma forma mais adequada".

A presidente da Arco Sertão, Eleneide Alves Cordeiro, destacou a importância do Armazém para agricultura familiar e economia solidária. “Mostramos que somos capazes de fazer uma forma de economia diferente na região, na Bahia e no Brasil, demonstrando como a gente trabalha em organização em rede e que a comercialização é possível através dos vários empreendimentos que nós temos, cada vez mais fortalecendo a agricultura familiar e economia solidária.

Eleneide destacou o papel do Governo da Bahia. "O trabalho conjunto da CAR e da Secretaria de Trabalho (Setre), que implementaram esse grande instrumento, foram essenciais. O nosso pilar para estarmos aqui hoje".

Para a presidente da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/Bahia), Iara de Andrade Oliveira, era necessário um instrumento como esse, que pudesse articular as cooperativas e comercializar os seus produtos. "O armazém é uma estratégia para diversificar e ofertar o mercado em escala. O espaço facilita que produtos de outras regiões da Bahia sejam ofertados para o mercado local, além de buscar novos mercados".

A unidade, que possui espaço para exposição dos produtos, depósito, sala de reunião, centro de formação, cozinha, refeitório, lanchonete e escritório, viabiliza não só a comercialização, no varejo, dos produtos das cooperativas vinculadas à rede Arco Sertão, mas possibilita ainda a venda ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE).

Armazém no Salvador Shopping

Com parte da estratégia de expansão, neste sábado (11), o Armazém da Agricultura Familiar chega a capital baiana, especificamente, nas instalações do Salvador Shopping. O Armazém funcionará na área externa do shopping, diariamente das 9h às 21h e aos domingos das 13h às 21h, até o dia 2 de abril.
O presidente da CAR afirmou que esse é o inicio da divulgação da chegada do Armazém em Salvador. "Primeiro estará no Shopping Salvador e, posteriormente, em outros locais, divulgando os produtos da agricultura familiar e passando a ideia para o consumidor de que a agricultura familiar também elabora produtos de qualidade para o mercado, com design, marca, rótulo adequados, dentro das especificações que o mercado requer e, logo, além dessas inserções periódicas, faremos em outras localidades”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário