sexta-feira, 11 de março de 2016

EXPOCONQUISTA TEM PROGRAMAÇÃO VOLTADA AOS AQUICULTORES



ASCOM/COOPMAC

Vitória da Conquista recebe entre os dias 11 e 20 de março uma série de atividades voltadas aos aquicultores da região. As ações – realizadas pela Bahia Pesca (empresa vinculada à Secretaria de Agricultura do estado) – envolvem palestras, exposições e distribuição de alevinos, e fazem parte da 50º Exposição Agropecuária Nacional de Conquista.  Um dos destaques do evento é o estande da Bahia Pesca, que exibirá um tanque de recirculação de água para criação de peixes. 


“Utilizando pequena quantidade de água, que é constantemente filtrada e reutilizada, o piscicultor pode produzir peixe em pleno sertão. O sistema conta com tanques de cultivo com capacidade de aproximadamente cinco mil litros, tanques reservatórios para reposição de água, biodigestores, biofiltros, unidade de bombeamento, filtragem mecânica e biológica, esterilização, aquecimento, oxigenação e recirculação”, explica o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior. A capacidade de produção é de uma tonelada de pescado por ano. O estande funcionará em todos os dias da Exposição, das 9h às 20h.

Capacitação
Estudantes, produtores e empresários poderão também participar de um curso gratuito de Piscicultura Básica em Viveiro Escavado e Tanque Rede, ministrado por técnicos da Bahia Pesca. Entre os temas abordados no curso estão os sistemas de criação, quantidade de água necessária, construção de tanques e viveiros, escolha de espécies, dentre outros. O curso terá duas turmas (com vagas limitadas a 80 pessoas em cada): no dia 12 (sábado), das 14h às 16h; e no dia 13 (domingo), das 10h às 12h. As inscrições podem ser feitas no estande da Bahia Pesca. 

Peixamento
Também no sábado (12) a Bahia Pesca entregará aos piscicultores da região cerca de 100 mil alevinos de tilápias. No mesmo dia os visitantes do estande poderão degustar de pratos à base de peixe preparados por Maria Aparecida Mendes, mais conhecida como Cida Pescadora. “Teremos muita coisa diferente para experimentar, tudo feito com peixes: quibes, hambúrgueres, linguiças e biscoitos”, conta ela. A degustação acontece logo após a cerimônia de abertura da exposição, marcada para as 17h. 

ASCOM BAHIA PESCA
Tel: (71) 3116-7154

Nenhum comentário:

Postar um comentário

KNOAR MANHÃ 18042024