segunda-feira, 2 de novembro de 2015

SEDE DAS VOLUNTÁRIAS SOCIAIS DA BAHIA ABRIGA CASA COR 2015




ASCOM/GOVBA

O Solar das Rosas, sede das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), localizado no Campo Grande, em Salvador, abriga até o dia 8 de dezembro a 21ª edição da Casa Cor Bahia. A iniciativa é resultado de parceria firmada, em agosto, entre as VSBA e a tradicional mostra de decoração e arquitetura. Para explorar o tema ‘Brasilidade – o Brasil visto por dentro’, 22 ambientes, entre internos e externos, foram projetados por 32 profissionais de arquitetura, design de interiores e paisagismo. 

A primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, acompanhada do governador Rui Costa, da diretora da Casa Cor na Bahia, Luisinha Brandão, entre outras autoridades e personalidades baianas e brasileiras, participaram na noite de quarta-feira (28) do lançamento da edição 2015 da mostra.

Uma das contrapartidas da parceria foi a venda dos 200 convites para a noite de lançamento no Solar das Rosas, na Rua Baronesa de Sauípe, 382. O valor arrecadado será utilizado em ações sociais das Voluntárias. A primeira-dama disse que outra ação é a reforma de duas instituições apoiadas pelas VSBA - o Lar Irmã Benedita Camurugi, localizado na Cidade Nova, e a Creche Escola Comunitária Futuro do Amanhã, em Simões Filho. 

“Eles reformaram a casa [Solar das Rosas], revigoraram. É bom quando a gente junta forças e consegue criar alternativas para que possamos ajudar a população. Esta foi a minha intenção e deu certo. Graças a Deus”, afirmou Aline Peixoto.

Ambientes - Para Luisinha, responsável pela edição baiana da Casa Cor, houve empenho muito grande durante a preparação dos ambientes. Segundo ela, o fato de o prédio ser antigo fez com que os profissionais redobrassem a atenção e desenvolvessem os projetos com o máximo de carinho. “Foi considerado que aqui é um prédio antigo, que merece ser preservado”. 

A diretora da mostra disse ainda que, cada um dos ambientes, disponibilizou a quantia de R$ 2 mil para as VSBA. “Todos os profissionais estão [nesta noite de lançamento] com um botãozinho escrito Voluntárias Socais, eu colaboro”.

O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) é um dos parceiros institucionais da Casa Cor Bahia 2015. Na ocasião, o titular do órgão, João Carlos de Oliveira, informou que, em breve, as VSBA vão solicitar o tombamento do Solar das Rosas. “É muito positiva esta relação das Voluntárias Sociais com a iniciativa privada. A parceria demonstra a possibilidade de trazer novos projetos. Isso é muito importante para a cultura baiana. Quanto mais a comunidade se juntar a nós, melhor. É fundamental este reconhecimento”.

Homenagem - Um dos ambientes homenageia Aline Peixoto e foi batizado de ‘Gabinete da Primeira Dama’. Assinado pelo arquiteto sergipano Wesley Lemos, a decoração é inspirada no ‘lifestyle’ da mulher contemporânea. É Wesley quem também assinará o projeto do Lar Mãe Benedita Camuruji, em Simões Filho. “Eu e minha sócia aqui na Bahia, Leila Cardoso, firmamos parceria com Aline Peixoto e outros apoiadores, para [a] gente revitalizar, renovar este abrigo. Já estamos desenvolvendo este projeto de cunho social para dotar de qualidade e conforto [para] os meninos atendidos por esta casa de passagem”.

Conforme o arquiteto, já houve visita técnica ao local. “Fizemos a visita e a coleta de dados. Vamos agendar uma reunião para distribuir o investimento de forma igualitária. Através da manutenção, vamos aproveitar para embelezar os espaços, [com] melhorias na pintura, no forro, climatização [e] na cobertura, [na] parte de revestimento e nas áreas molhadas como o banheiro também”.

Já a arquiteta Ana Paula Magalhães ficou responsável por desenvolver o projeto da creche que, segundo ela, já está pronto. “Tive a oportunidade de conversar com [o] responsável pela creche e ele me passou a necessidade das crianças. [No projeto] fizemos pequenas intervenções pontuais que vão deixar a creche mais higienizada”. As melhorias incluem troca de revestimentos, revisão das instalações hidrossanitárias e elétricas. “Acredito que, com essa modificação, vamos possibilitar o aumento do número de crianças atendidas”.

Informações sobre a Casa Cor Bahia 2015 podem ser obtidas pelo telefone (71) 3345-4360 ou na página da Casa Cor no Facebook.


Fotos: Carol Garcia/GOVBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário