segunda-feira, 9 de novembro de 2015

PROJETO ARTÍSTICO DAS FACULDADES SANTO AGOSTINHO ESTÁ DE VOLTA, DESSA VEZ COM FOTOGRAFIAS

Arte pela Cidade, uma exposição a céu aberto, homenageia o aniversário de Vitória da Conquista pela segunda vez


PRESS RELEASE

Pelo segundo ano consecutivo, o projeto Arte pela Cidade presenteia Vitória da Conquista com uma exposição a céu aberto. A iniciativa, que homenageia os 175 da cidade, completados nesse mês, é das Faculdades Santo Agostinho (FASA) e conta com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC) e curadoria da agência vOceve Multicomunicação. Este ano, 81 painéis com reproduções de fotógrafos locais estão transformando o cenário urbano: praças do Boneco, Estêvão Santos, Gerson Sales e a do Gil e as avenidas Olívia Flores, Juracy Magalhães e Integração. A exposição segue até o final do mês.



O projeto parte de uma ideia mais ampla de fruição cultural e enxerga o espaço urbano como um cenário necessário e privilegiado para a arte. Segundo seus organizadores, a ideia é contribuir para uma requalificação da cidade, proporcionando outras formas de vivenciá-la. Por outro lado, almeja lançar luz sobre produções de artistas locais, pessoas que nasceram em Conquista ou a escolheram como lar. Para Marco Antonio Jardim, um dos membros da equipe da ação, trata-se, muitas vezes, de nomes e obras pouco difundidas no município, apesar de seu valor estético e simbólico.

Em 2014, a linguagem escolhida foi a pintura com a apresentação de 10 artistas, entre eles pintores icônicos como Adilson Santos, J. Murilo (1936-2013) e Orlando Celino. Este ano, a fotografia foi eleita como tema de trabalho. Ao todo, noves fotógrafos compõem o projeto: nomes tradicionais como Edna Nolasco, Sabiá, Mônica Lula, J. C. D’Almeida aparecem ao lado de fotógrafos da nova geração como Micael Aquillah, Purki, Bárbara Jardim e Adriana Camargo. Além disso, parte do acervo da Família Melo, na qual a fotografia ocupou a trajetória de alguns membros que produziram registros históricos do município, também faz parte do Arte pela Cidade.

Quem já viu aprovou a proposta. “Eu achei legal. As fotografias fazem a gente refletir”, disse a enfermeira Adriana Vasconcelos que conferiu placas instaladas nas avenidas Integração e Olívia Flores. O paulista e supervisor de obras Márcio Melo, que está na cidade a trabalho, destacou o desenvolvimento de Conquista e a importância de projetos como esse.

“Só agregam e valorizam mais a cidade”, detalhou. O professor Marcelo Lopes ressaltou a valorização das praças. “Eu moro no Alto Maron, próximo da Gerson Sales, e gostei muito porque embelezou a praça. Gostaria que existissem outros projetos assim”, falou.

Para a FASA, o projeto é uma oportunidade pra instituição desempenhar seu papel social, neste caso, ocupando o posto de promotora e difusora cultural. A administração das faculdades esclarece que a edição é somente uma mostra do que Conquista produz em termos de arte e cultura. Com a intenção de expandir a exposição e estabelecer espaços alternativos de exibição, a edição deste ano inovou e conta também com um site (www.artepelacidade.com.br) e um aplicativo. O primeiro possibilita a artistas, de variadas linguagens, divulgar seu portfólio num suporte digital. Já o com o aplicativo, quem tiver telefone celular com acesso à internet poderá acompanhar todos os detalhes do projeto.


Fotos: Marcelo Lopes/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOCORRO!!!

  A Karisma News pede SOCORRO!!! Nunca chegamos a experimentar tanto descaso. Estamos sem alguma moeda nem pra comprar uma bala. A cada dia ...