quarta-feira, 8 de julho de 2015

NÃO É SÓ O 7X1... RELEMBRE GOLEADAS VEXAMINOSAS DE TODOS OS TEMPOS


DA REDAÇÃO

Nesta quarta 8 de julho, nós, torcedores brasileiros, assistimos a pior derrota do Brasil na história das copas: 7x1 para a Alemanha que, mais tarde, tornou-se tetracampeã mundial. Mueller, Klose, Kroos (2), Khedira, Schuerrle fizeram, em pleno Mineirão, uma cena que nós, brasileiros, tentam esquecer.

A cena é comum e acontece com todo mundo. Algo acaba dando errado no nosso dia a dia e alguém surge para nos consolar dizendo "podia ser pior", "dos males o menor" e coisas do tipo. E, de fato, podia. A seleção brasileira, por exemplo, teria escapado de tomar outro 7 a 1 se enfrentasse a Argentina na semifinal da Copa América? Isso ninguém sabe. O que se sabe é que outras equipes já foram bem mais humilhadas do que o Brasil pela Alemanha. Com certeza, "podia ser pior"

Para servir "de consolo", eis a lista elaborada pelo portal "R7" das maiores goleadas mais impressionantes na história do futebol:

1. MAIOR GOLEADA DE TODOS OS TEMPOS

Você sabia que a maior goleada de todos os tempos aconteceu nesta semana? Foi nos Jogos do Pacífico, na categoria sub-23, quando a lhas Fiji enfiou 38 a 0 na Micronésia. A média foi de um gol a cada dois minutos; 21 deles no primeiro tempo e 17 no segundo.


2. DOIS JOGOS, 68 GOLS SOFRIDOS

Podia ser pior para a Micronésia? Podia. Dias antes a seleção já havia levado 30 a 0 do Taiti. Foram 68 gols sofridos em apenas duas partidas. Que tal? 

3. PODERIA SER MAIS, SE NÃO FOSSE A AÇÃO DO ÁRBITRO

Antes desse jogo, o Livro dos Recordes dava como maior goleada a vitória do Arbroath sobre o Bon Accord, por 36 a 0 na Copa da Escócia de 1885. E o estrago foi pouco, porque sete gols foram anulados por impedimento.

4. 7X1 DA ALEMANHA TÁ NO TOP 12

Em Copas, por exemplo, o nosso 7 a 1 para a Alemanha é apenas a 12ª maior goleada da história dos Mundiais.

5. BRASIL TAMBEM GANHOU DE 7X1 EM UMA COPA

Em 1950 a seleção brasileira aplicou os mesmos 7 a 1 para cima da... Suécia. Ok, não foi na Alemanha. Mas vale lembrar que os suecos seriam finalistas do Mundial quatro anos depois. Será que o Brasil alcançará o feito em 2022?

6. MAIOR GOLEADA, MAS NÃO RECONHECIDA PELA FIFA

Em Madagascar, em 2002, pela final da primeira divisão nacional, o AS Adema fez 149 a 0 no Stade Olympique L’Emyrne. Em protesto contra o árbitro, os jogadores do L’Emyrne preferiram estabelecer um recorde mundial e passaram a marcar gols contra. Contudo, foi em vão, já que o resultado não foi reconhecido pela Fifa.

7. 7X1 DA ALEMANHA EM 2014 NÃO SUPEROU OS 10X1 DA HUNGRIA EM 1982

Na Copa de 1982, na Espanha, aconteceu a maior goleada da história dos Mundiais. Na ocasião a Hungria meteu 10 a 1 em El Salvador no Estádio Nuevo, em Elche.

8. CORINTHIANS TAMBEM GANHOU DE 7X1 EM 2005

Por aqui, quando Corinthians e Santos se enfrentam, é comum vermos faixas na torcida do Timão lembrando o “eterno 7 a 1”. A zoeira remete à goleada história do Alvinegro paulistano sobre o praiano no Brasileirão de 2005, com show de Tevez e Nilmar

9. SANTOS APLICOU 12X1

Mas os santistas não têm do que reclamar. Nos tempos áureos, o Peixe enfiou 12 a 1 na Ponte Preta no Campeonato Paulista de 1959. Detalhe: Pelé não jogou. O Santos foi a campo naquele dia com Manga; Dalmo, Pavão e Morão; Formiga e Zito; Dorval, Jair, Coutinho, Agnaldo e Pepe.

10. A MAIOR SACOLADA DE TODOS OS TEMPOS

A maior sacolada da história do futebol brasileiro aconteceu em 30 de maio de 1909, pelo Campeonato Carioca. Botafogo 24 x 0 Mangueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário