quinta-feira, 25 de junho de 2015

FIASCOS NO "VALE A PENA VER DE NOVO"



DA REDAÇÃO

O "Vale a Pena Ver de Novo" existe desde 1980 na Globo e reapresenta grandes títulos da dramaturgia nacional. A exemplo do "Rei do Gado" (1996), que está virando motivo de orgulho na emissora no quesito audiência, e já tem a trama substituta: "Caminho das Índias" (2009).
 O folhetim, escrita por Glória Perez e protagonizada por Juliana Paes, Rodrigo Lombardi e Márcio Garcia, a trama vencedora de Emmy Internacional retornará à programação em julho.


Mas nem tudo são flores na faixa onde mostra repetecos. O site "RD1" mostra os fiascos da sessão de reprises, inclusive, folhetins chegaram a perder a liderança em alguns dias.


O SALVADOR DA PÁTRIA 

A obra de Lauro César Muniz foi considerada um dos grandes sucessos da teledramaturgia brasileira e chegou a alcançar 63 pontos de audiência em 1989. No entanto, quase dez anos depois, em 1998, a história ficou bem abaixo da média desejada para o “Vale a Pena Ver de Novo” com 17 pontos.

TERRA NOSTRA

O romance, exibido originalmente entre o fim do século passado e o início do atual, sofreu para deixar a Globo na liderança na reapresentação, em 2004. Sendo ameaçada em alguns dias pelo SBT, a trama saiu do ar antes do previsto. “Terra Nostra” conquistou uma média geral de 17 pontos, índice abaixo do esperado para a época.

DEUS NOS ACUDA

A substituta, porém, não conseguiu elevar os índices e, ao contrário, reduziu a média da sessão para 14 pontos. A reprise de “Deus Nos Acuda”, que contava com Dercy Gonçalves em um papel cômico, foi exibida 12 anos após a versão original. A obra foi substituída por “Laços de Família”, que conseguiu recuperar a audiência perdida.

FORÇA DE UM DESEJO

Mesmo sabendo que a trama não teve o sucesso esperado na versão original, a Globo optou por colocar “Força de um Desejo” entre 2005 e 2006. O motivo foi a boa repercussão da crítica especializada. Como era esperado, a reprise ficou abaixo da meta estabelecida para o horário, que era de 20 pontos.

SINHA MOÇA - 2ª VERSÃO

O folhetim de 2006 foi reprisado no “Vale a Pena Ver de Novo” em 2010 e fracassou. A novela ficou com apenas 15 pontos de média geral, abaixo do desejado principalmente pelos bons resultados conquistados na faixa das 18h.

SETE PECADOS

A substituta da novela de Benedito Ruy Barbosa, no entanto, conseguiu derrubar ainda mais os índices da faixa. Logo em seu primeiro capítulo, a trama registrou 11 pontos. A média final foi de 15 pontos. A sua sucessora foi “O Clone”.

O PROFETA

A trama, exibida originalmente na faixa das 18h, conquistou uma das audiências mais baixas do programa de reprises. Reapresentada em 2013, a novela ficou com 12 pontos na média geral e chegou a perder para histórias mexicanas apresentadas pelo SBT e para o “Programa da Tarde”, da Record.

RE-REPRISES E REPRISES FRACASSADAS

“O Rei do Gado” mostra que a segunda reapresentação de um folhetim pode se sair muito bem. Porém, nem sempre isso acontece. “Roque Santeiro”, “Chocolate com Pimenta”, “Da Cor do Pecado” e “O Cravo e A Rosa” são alguns exemplos de tramas que garantiram bons resultados em suas primeiras reprises, mas fracassaram na segunda. Já “Cobras & Lagartos”, alvo de muitos pedidos para voltar ao ar, sucumbiu para espanto da Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário