sexta-feira, 15 de maio de 2015

SÉTIMA ARTE EM DESTAQUE: MAD MAX - ESTRADA DA FÚRIA



POR GABRIEL JOSÉ
Estudante de Cinema da UESB


Imagine um remake de um filme clássico, agora tente imaginar um remake de um filme clássico, dirigido pelo mesmo diretor , o mesmo , cara que concebeu a obra original ,não tinha como dar errado, não tinha mesmo .Em  MAD MAX- Estrada da Fúria, George Miller  traz de volta toda ergia da trilogia original de voltas aos cinemas, e tinha que ser ele porque esse universo é dele, ele criou esse mundo . Confesso que sou meio receoso quandoo assunto é refilmagem de filmes clássicos, porque na maioria das vezes nos decepciona, e acabam desrespeitando a obra original como foi o caso de Psicose, obra clássica do mestre Alfred Hitchock , refilmada em 1998, por Gus Van Sat, não consigo tirar nada de bom daquele filme, acho que todas vezes que o Gus van Sat , põe a cabeça pra dormir no travesseiro a noite, sua consciência deve doer, aquele filme é um crime a historia do cinema. Mas esse não é o caso dessa nova versão de MAD MAX, pelo contrario, pense em filme maravilhoso e a altura do original? Aplausos para George Miller.

Assombrado por seu turbulento passado, Mad Max acredita que a melhor maneira de sobreviver é vagar sozinho. No entanto, ele é levado por um grupo em fuga através de Wasteland em um War Rig (carro de guerra) dirigido por uma Imperatriz de elite chamada Furiosa. Eles estão fugindo de uma cidadela tiranizada por Immortan Joe, que teve algo insubstituível roubado. Enfurecido, o senhor da guerra convoca todas as suas gangues e persegue os rebeldes impiedosamente na estrada de guerra que se segue.


Temos aqui, duas horas de exaltação implacável pura, que jamais fica cansativa , todos elementos técnicos são extraordinários, as cenas de ação são inacreditáveis, inclusive geograficamente falando, há vários planos abertos, que exaltam a dimensão física do que está acontecendo, há dezenas de explosões, lutas, corpos voando, mas jamais fica repetitivo, porque esta em jogo , emocionalmente falando, cresce a cada segmento do filme, é uma cena superando a anterior.

Os efeitos visuais desse filme são ornamentos, nada que te tire da realidade, não tem uma cena que faça o espectador ficar incomodado, por uma cena que ficou artificial, aqui é a realidade da ação, transportada para a tela é perfeito.  A fotografiaé formidável, a trilha sonora é absolutamente precisa, dando composições orquestrais, misturada a musica eletrônica .

Tom Hardy, estámuito bem como um homem atormentado por memorias, cuja o seu único objetivo é sobreviver ,  ele tem pouquíssimos diálogos, então ele tem que trazer emoção através da ação , eu NÃO arrisco em dizer que ele é o melhor Max do cinema, o Mel Gbison  tinha um olhar sociopata mais intenso, mas o Tom Hardy , injeta muito carisma, fisicalidade, e até humor ao personagem, mas não se enganem o personagem principal desse filme não é ele, e sim o personagem da Charlize Theron, o que é uma grata surpresa todo peso narrativo recai  sobre ela ,é o tipo de ´´arma ´´ surpresa do filme .

Depois de tantos elogios, é importante frisar que esse filme não tem um púbico alvo universal, se você não viu os filmesoriginais, pode ficar boiando em alguns aspectos , recomendo que você veja antes Mad Max 2, que é mais parecido com esse.

MAD MAX´- Estrada da Fúria , jamais subestima seu publico, ele subverte suas expectativas e te presenteia com o melhor filme de ação de ação de 2015, e até quem sabe dos últimos anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

KNOAR MANHÃ 26042024