quinta-feira, 21 de maio de 2015

FOI FÁCIL ENGRAVIDAR DA PRIMEIRA VEZ. POR QUE ESTÁ DIFÍCIL?





POR DRA. DORODINA SOUZA CORREIA

A infertilidade secundária, refere-se a incapacidade de um casal conceber um bebê, mesmo que já tiveram pelo menos um filho no passado, em conjunto  ou  com um parceiro anterior .

Os casais que tem esta condição, sofrem frustrações, estresse, tristeza , além de uma expectativa muito grande para o segundo filho. Geralmente não tiveram dificuldades na primeira gestação e ficam descrentes e chocados quando se veem incapazes de conceber novamente. Além disso, tem a pressão da família e dos amigos, o que contribui  para aumentar ainda mais a  expectativa e a  ansiedade.

De um modo geral, são casais que não tiveram dificuldades na primeira gestação e ficam descrentes e chocados com a demora para ter o segundo filho. Quando já tiveram o primeiro bebê, pensam que tem fertilidade normal,mas nem sempre isto é verdadeiro. E ai se perguntam –  “ Era fácil da primeira vez. Então, por que é tão difícil agora?”.


Uma série de fatores podem levar a infertilidade secundária como, endometriose, os distúrbios da ovulação, as alterações nas  trompas uterinas, como  obstruções  e  aderências após gravidez, parto, endometriose e doença inflamatória pélvica. Inclui ainda um fator muito relevante que é a idade da mulher, pois com o envelhecimento, tem sua reserva ovariana diminuída, e a redução da quantidade e qualidade dos óvulos, o que dificulta engravidar. Além disso, as mulheres abortam mais com a idade .

Outros motivos para a infertilidade secundária, são as alterações do sêmen, com diminuição na produção, e alterações na motilidade e morfologia dos espermatozoides.

O fator tubário corresponde a quase metade das causas de dificuldade de engravidar naturalmente depois de ter um ou mais filhos.

A investigação da causa da infertilidade secundária é semelhante com a pesquisa da infertilidade primária e intervenções médicas são necessárias para ajudar resolvera a questão. A regra é que, se o casal está com dificuldades, deverá procurar ajuda especializada o quanto antes, para que não percam um tempo precioso.

Dra Dorodina Sousa Filha Correia  Santos CRM- 12157-Ba

Especialista em Ginecologia e  Reprodução Assistida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário