quarta-feira, 1 de abril de 2015

EXPOSIÇÃO CONQUISTA 2015 APRESENTA BALANÇO POSITIVO E SUPERA AS EXPECTATIVAS DOS ORGANIZADORES


ASCOM/COOPMAC

A 49ª Exposição Nacional Agropecuária, Industrial e Comercial de Vitória da Conquista,  promovida entre os dias 20 a 29 de março, ultrapassou as expectativas da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), realizadora do evento. O sucesso foi resultado da superação das estimativas que estavam previstas para este ano.

Durante os dez dias de Exposição, foram movimentados mais de R$150 milhões em negócios. O evento também gerou 1.300 empregos diretos e cerca de 6 mil indiretos, fomentando, consequentemente, o aquecimento da economia da região. Além disso, 200 estandes e mais de 400 expositores fizeram parte da grande feira.


O número de animais chegou a quase 3.300. Eles representaram diferentes raças de bovinos, equinos, caprinos e ovinos. Do total, 800 animais participaram de julgamentos, 400 foram comercializados nos grandes leilões e 10 participaram do Torneio Leiteiro. Os caninos também abrilhantaram a Exposição durante o 1º Encontro de Cães/Coopmac, evento que teve a participação de mais de 50 raças. "A contagem de animais foi bem superior ao que imaginávamos. Quebramos os recordes e, hoje, a Exposição de Conquista é a maior Exposição Agropecuária que existe na  Bahia. Isso em todos os sentidos; nos números, nas comercializações, no público e na quantidade de animais", informou o presidente da Coopmac, Jaymilton Gusmão.

A programação musical, com a valorização dos artistas da terra, também teve um importante destaque em toda Exposição 2015. Na Área Central do Parque Teopompo de Almeida, se apresentaram 28 artistas locais e convidados. No espaço da 12ª Feira de Negócios Coopmac/Sebrae, subiram ao palco mais de 20 atrações. Na Expomix, nove shows agitaram a Área de Eventos, anexa ao Parque Teopompo de Almeida. Além dessa programação, nos vários estandes presentes em toda Exposição, cerca de 30 cantores e bandas completaram a festa.

Nos espaços dedicação à informação e ao conhecimento, cerca de 100 palestras e minicursos foram ministrados para um público superior a 8 mil pessoas. Só no Projeto Adab na Escola, da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia, participaram de palestras e atividades recreativas promovidas no Tathersal Larissa Cavalcanti mais de 6 mil crianças e adolescentes. Cerca de 50 instituições de ensino da rede pública e privada fizeram parte da iniciativa.

Mais de 20 Dinâmicas práticas gratuitas também foram realizadas durante a Exposição 2015, atraindo participantes de todas as idades. Elas eram promovidas pelo Sistema Faeb/Senar - Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

Novidades para 2016 - A Exposição Agropecuária de Vitória Conquista terminou recentemente, nesse domingo, 29, deixando um forte legado cultural de valorização dos artistas regionais, do agronegócio e do produtor rural. Mesmo com o fim da 49ª edição, as expectativas para a festa agropecuária mais esperada da região já começaram. E, para comemorar os 50 anos do evento, grandes novidades e surpresas estão por vir. Para começar, a Exposição já está credenciada para abrir o ranking nacional de exposições de caprinos e ovinos.

Assim, em 2016, acontecerá, em Vitória da Conquista, a 1ª Exposição Nacional de Caprinos e Ovinos, evento que abrirá o calendário de exposições no Brasil. Essa novidade é resultado do sucesso da 1ª Exposição Especializada de Caprinos e Ovinos do Sudoeste da Bahia, evento que, já na primeira edição, foi consagrado como o segundo maior em representatividade na Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário