domingo, 29 de março de 2015

SÉTIMA ARTE EM DESTAQUE: INSURGENTE



POR GABRIEL JOSÉ
Estudante de Cinema da UESB


As trilogias vindas da literatura, é o grande chamariz de Hoollywood e atualmente. Essa febre que deu inicio com a saga Harry Potter e O Senhor dos Anéis já trouxerammuitos filmes , que em sua grande maioria tem como seu publico alvo , o publico adolescente, não desmerecendo a importância e o mérito das citadas neste paragrafo , pelo contrario são grandes trilogias do cinema contemporâneo. Mérito esse que infelizmente não é o casodessa saga em questão.

Antecedido pelo morno Divergente, Insurgente mostra que,os riscos para Tris aumentam quando ela sai à procura de aliados e respostas nas ruínas de uma Chicago futurista. Tris (ShaileneWoodley) e Quatro (Theo James) são agora fugitivos, caçados por Jeanine (Kate Winslet), a líder da elite Erudição, faminta pelo poder. Correndo contra o tempo, eles precisam descobrir a causa pela qual a família de Tris sacrificou suas vidas e por que os líderes da Erudição farão tudo para impedi-los. Assombrada pelas escolhas do passado, mas desesperada para proteger quem ama, Tris, com Quatro a seu lado, encara um desafio impossível atrás de outro, ao desvendar a verdade sobre o passado e também o futuro de seu mundo.


A trama aqui, é extremamente bagunçada, um exemplo disso é que Jeanine, precisa da Tris, para abrir uma caixa misteriosa que, tem um segredo importante. A personagem daShaileneWoodley. Passa o filme transitando por varias crises pessoais, enquanto o personagem do Theo James,fica tentando salva-la   o tempo. Possui ótimas cenas de ação, mas como o todo o filme é extremamente desamarrado, isso se deve ao roteiro muito fraco.


É notável que o orçamento desse filme, é superiorao primeiro ,e uma coisa que fica muito bem clara aqui  é : nem tudo que é maior pode ser considerado melhor. Os efeitos visuais são bons, possui sim cenas grandiosas, mas não da para carregar um filme , somente por efeitos visuais, e grandes sequencias de ação , ele precisa ser respaldado por um bom roteiro e bons personagens, características essas que Insurgente não tem. Fica claro aqui, que não há desenvolvimento de personagem algum: jogar novas informações a um determinado personagem, não é a mesma coisa que desenvolver um personagem.

Falando no elenco, a ShaileneWoodley, é uma atriz, esforçada, que tem talento, prova isso aqui, como também em outros trabalhos anteriores, como Os Descendentes, e A Culpa é das Estrelas. MillesTunner, rouba todas as cenas da qual aparece, fora a Shailene , e o Milles o resto do elenco parece estar totalmente desinteressado. Kate Winslet,nunca pensei que um dia fosse criticar de forma negativa uma atuação sua, pois sou seu fã declarado. A personagem não se encaixa com a Kate ou vice e versa, Kate você não deveria ter assinado o contrato para essa trilogia!!!Naomi Watts, OctaviaSpencer ,estão bem como sempre, mas são mal aproveitas. E mais uma vez falando do roteiro ele é cheio de furos e contradições.

Insurgente, tem alguns efeitos visuais eficientes, uma protagonista esforçada, e cenas de ação bem dirigidas. Mas o filme é ilógico , genérico e repetitivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOCORRO!!!

  A Karisma News pede SOCORRO!!! Nunca chegamos a experimentar tanto descaso. Estamos sem alguma moeda nem pra comprar uma bala. A cada dia ...