domingo, 22 de março de 2015

OS PROGRAMAS DOMINICAIS QUE JÁ FIZERAM SUCESSO NA TV


DA REDAÇÃO


O domingo é o dia mais disputado entre as emissoras de televisão no quesito audiência. As tradicionais atrações tendem a abordar conteúdos voltados para a família em meio a games, entrevistas e musicais. A famosa ‘guerra’ que ocorre com os apresentadores deste dia da semana — além da disputa por audiência — acontece por conta do mercado publicitário estar sempre de olho em anunciar em seus shows – os mais caros na comparação com as diferentes faixas horárias.

O atual "UFC dominical" é composto por Silvio Santos, Fausto Silva, Eliana, Regina Casé, Geraldo Luís, Celso Portiolli e Rodrigo Faro. Antes, já subiram nesse octógono Chacrinha (1917-1988), Dercy Gonçalves (1907-2008), Hebe Camargo (1929-2012), Gugu Liberato e Xuxa.

O site "RD1" listou alguns dominicais que ainda não caiu no esquecimento na memória do brasileiro. São eles:


“Programa Hebe” (1966)

Considerada a “rainha” da TV no Brasil, Hebe liderou o primeiro programa feminino no país e ficou conhecida por apresentar atrações durante a semana. Porém, a loira também passou pelo domingo, no período em que foi contratada da Record. Em 1966, ela esteve neste dia concorrido e se tornou líder absoluta por três anos consecutivos em São Paulo




“Dercy Espetacular” (1966)

Outra dama conquistou a televisão com seu jeito espontâneo de se comunicar. Dercy Gonçalves teve seu primeiro espetáculo de variedades exibido aos domingos. Com duas horas de duração, a atração recebia convidados para entrevistas irreverentes. O quadro de sucesso na época era o “Consultório Sentimental”, que realizava pedidos do público – algo comum na programação atual.

“Buzina do Chacrinha” (1967)

Os tradicionais programas de calouros também concorreram neste dia e um dos precursores do gênero foi o Chacrinha. Uma de suas criações foi o “Buzina do Chacrinha”, que em certo período passou a ser exibido após o “Programa Silvio Santos”, até o animador ser contratado pelo TV Tupi.

“A hora do Bolinha” (1973)

Na Record, Edson Bolinha Cury colocou no ar, em 1973, sua clássica atração de auditório — com direito às famosas ‘boletes’ e muitos musicais. Após esse período, ele foi para a TV Bandeirantes, canal em que permaneceu por 30 anos.

“Oito ou Oitocentos?” (1976)

Baseado em um jogo de perguntas e respostas ao vivo e veiculado às 19h, o dominical apresentado por Paulo Gracindo e Silvia Bandeira contava com participantes anônimos e também famosos. O sucesso obrigou a produção a requisitar proteção policial para que o candidato deixasse o palco escoltado, por conta do forte assédio do público.

“Moacyr TV” (1976)

No horário atualmente comandado por Faustão, Moacyr apresentou uma atração na Globo em que descobria novos talentos. A ideia era que novatos recriassem cenas de novelas no palco com a ajuda do elenco do canal. Myrian Rios e Cristina Mullins são exemplos de atrizes reveladas pelo programa.

“Cometa Loucura” (1983)

Focado nos jovens, às 16h dos domingos, durante quatro meses a atração de variedades foi apresentada por Lauro Corona e Carla Camurati e contou com a participação de grandes grupos musicais, como Roupa Nova, Blitz Gang 90 e dos cantores Tim Maia, Gilberto Gil, Zizi Possi, Sandra de Sá.

“Planeta Xuxa” (1998)

Nova contratada da Rede Record, Xuxa também brilhou para a família toda enquanto apresentou o “Planeta Xuxa” aos sábados e, em seguida, nos domingos na Globo. Ela foi parar neste dia da semana por conta da transmissão do Mundial de 1998, mas acabou ficando na grade até 2002 (com a extinção da atração). A loira focava nas apresentações de músicos e bandas de sucesso.

“Gente Inocente” (2000)

No ano 2000, a Globo decidiu fazer uma versão moderna do “Gente Inocente” da década de 1960, apresentado por Lúcio Mauro e Cecília Lemes. No remake, a direção optou por também colocar um ator na apresentação: Márcio Garcia. O programa fez sucesso por revelar crianças extrovertidas, que acabaram seguindo carreira na música e no teatro.

“Domingo Legal” (Com Gugu, entre 1993 – 2009)

Atual concorrente de Carlos Massa, o Ratinho, nas noites de terça, quarta e quinta-feira, Gugu já tirou o sono da Globo em muitos momentos. No período em que esteve apresentando o “Domingo Legal”, do SBT, o loiro chegou a liderar durante longo período e foi apontado como o sucessor de Silvio Santos. Na atração, quadros como a “Banheira do Gugu” e “Prova do Tato” até hoje seguem na memória de telespectadores e já foram reapresentados em outros formatos da TV. Antes do “DL”, o homem do ‘pintinho amarelinho’ também comandou “Passa ou Repassa” e “Cidade contra Cidade”, aos domingos.

Silvio Santos (desde 1961)

O eterno ‘homem do Baú’ é um capítulo à parte dos dominicais, afinal, ele é o principal representante desta ‘guerra’. Silvio Santos possui o programa mais antigo da televisão, que sempre foi apresentado neste mesmo dia e que passou por diferentes canais, até o lançamento de sua própria emissora. Além do formato, o pai de Patrícia Abravanel também comandou outras atrações e, por isso, é um ícone que merece o prestígio recebido pelos colegas da nova geração. O comunicador chegava a passar o domingo inteiro apresentando diferentes projetos e animando das crianças aos idosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

KNOAR MANHÃ 26042024