quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

SÉTIMA ARTE EM DESTAQUE: GAROTA EXEMPLAR




POR GABRIEL JOSÉ
Estudante de Cinema da UESB

Sempre costumo catalogar todos os filmes que vejo durante o ano seja filmes lançamentos ou filmes que já vi, é uma espécie de habito que adquirir com minha paixão pela sétima arte , e este aqui pra mim foi o melhor filme de 2014 , que infelizmente foi extremamente injustiçado pela academia esse ano , mas tal injustiça não tira o mérito de Garota Exemplar a mais nova espetacular e extraordinária obra de David Fincher.

A primeira frase que seu protagonistadiz nesse filme já me prendeu a obra completamente. Nesta adaptação do best-seller de Gillian Flynn  também responsável pelo roteiro do filme, acompanhamos a vida do escritor Nick Dunne (Ben Affleck) que tem a rotina transformada em um inferno depois do desaparecimento de sua mulher, a rica e linda Amy (Rosamund Pike), bem no dia de seu aniversário de casamento. A narrativa que se instala aqui é bem simples: Amy , foi sequestrada ou ela foi assinada pelo Nick personagem do Ben Affleck e ele forjou o desaparecimento dela , mas o filme não fica só nesse mistério , ele gera três polos principais de interesse, que são eles primeiro: O que aconteceu com Amy? Segundo: O Que aconteceu com o casamento do casal de protagonistas? Porque boa parte da narrativa é construída pelo diário da Amy , e através dele o espectador entende que o casamento deles era muito feliz no inicio a química e atração que um tem pelo outro é totalmente comprovada , são basicamente o casal perfeito. Cinco anos depois não se suportam, e a maneira que a deterioração do casamento é retratada é interessantíssima ela é cheia de contrastes.   E o terceiro polo  de interesse que o filme trata é a critica que o filme faz a mídia sensacionalista americana.


Se existe alguém na indústria do cinema que saiba tão bem retratar a natureza humana esse alguém é David Fincher , seja mostrando a frieza social das grandes cidades através  dos assassinatos em series de um serial killer no magistral e perturbador Seven os Sete Crimes Capitais, na degradação dos valores humanos no surpreendente Clube da Luta , ou seja no retrato da falta de empatia da nova geração em A Rede Social, em Garota Exemplar ele não foge a essa regra , e dirige um filme formidável onde a situações criadas aqui o filme vai ficando cada vez mais estranho, cada vez mais inacreditável mas no bom sentido, é uma cena superando a outra e isso tudo pra complementar a excelentes interpretações do seu elenco , sem exceções . Ben Affleck está muito bem, Rosamund Pike vai além do que se possa imaginar e faz mais que jus a sua indicação ao Oscar de melhor atriz ea  insistência do diretor David Fincher, junto à Fox, de ter Rosamund Pike como a protagonista de Garota Exemplar que antes seria Reese Witherspoon .

Garota Exemplar é Cinema de primeira qualidade é aquele tipo de filme que gera uma reação física a quem está assistindo lhe deixa preso ao que esta se passando na tela, logico que possui alguns clichês mas nada que tire o seu brilho .  Para estabelecer um ponto de referência para o que é feito aqui, é preciso buscar em nomes mais perversos do cinema de gênero solto pelo mundo, como os mais sádicos de Pedro Almodovar e Alfred Hitchcock. E,Fincher é genial ao dar descarga em padrões estabelecidos do bom cinema, Garota Exemplar me deixa sem ideia do que Fincher pode trazer a seguir. Fã que sou, estou curioso como nunca. Vejam Garota Exemplar o mais Rápido possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MICONQUISTA 2024 ANIMOU FOLIÕES AO REDOR DO TRIO E NO CAMAROTE; AS FOTOS

  Nem mesmo o frio e a garoa intimidaram os foliões. A galera curtiu as duas noites da MiConquista 2024, que aconteceu na sexta-feira (19) e...