sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

MAIS UM ATENTADO À LIBERDADE DE IMPRENSA

Carro da afiliada da Globo tem pneus esvaziados por caminhoneiros que bloqueiam estradas na região de Barreiras


DA REDAÇÃO

Mais um atentado ao livre exercício da profissão de jornalismo ocoreu em Luís Eduardo Magalhães, oeste baiano, nesta sexta-feira (27). Uma equipe da TV Oeste, pertencente à Rede Bahia, afiliada da Rede Globo, teve os pneus do carro de reportagem esvaziados por manifestantes durante uma reportagem sobre o protesto de caminhoneiros na BR-242, trecho da cidade de Luís Eduardo Magalhães, interior do estado. Estavam no local o repórter Muller Nunes e o cinegrafista Fernando Correa. Com as câmaras de ar cortadas, o carro da equipe precisou ser transportado por um guincho para que os profissionais pudessem voltar à redação.

Em nota, a TV Bahia informou que repudia qualquer tentativa de agressão a seus profissionais, que cumprem o dever de informar à sociedade sobre a situação do movimento dos caminhoneiros, que já começa a provocar desbastecimento de produtos e combustíveis em vários pontos do estado. A empresa ressalta que presta toda assistência a seus profissionais e vai continuar no papel de informar à população sobre o que está acontecendo, as consequências do movimento e as negociações, respeitando o direito à manifestação quando ela é ordeira, pacífica e sempre ouvindo todas as partes do movimento.


A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) divulgou que repudia qualquer tipo de violência contra jornalistas e considera que este episódio representa um ataque à democracia e ao exercício da profissão.

Em nota, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) informou que "considera inaceitável qualquer tipo de tentativa de obstruir o trabalho da imprensa, especialmente com o uso de violência. Impedir jornalistas de cumprir sua missão principal de informar é prestar um desserviço a toda a sociedade".

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) emitiu comunicado informando que julga "inaceitável que profissionais de imprensa sejam impedidos de atuar na cobertura de fatos de interesse da sociedade".

E o Karisma Media Center, mantenedora do blog Karisma News e o canal de TV on-line JBTV (Jovem Bahia Televisão), tambem manifesta repúdio aos ataques covardes de qualquer natureza para com aqueles que sempre querem mostrar a veracidade dos fatos e o livre exercício da profissão. O KMC ainda declara que caso seja impedido de realizar uma cobertura fotográfica, sobretudo de forma humilhante, será obrigado a tomar medidas penais cabíveis, mediante o uso da Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

KNOAR MANHÃ 03052024