domingo, 15 de fevereiro de 2015

INDICADOS AO OSCAR: WHIPLASH - EM BUSCA DA PERFEIÇÃO




POR GABRIEL JOSÉ
Estudante de Cinema da UESB


Antes de receber as indicações ao Oscar 2015 esse filme fantástico E EXPECIONAL filmeNÃO ESTAVA EM CARTAZ EM CIRCUITO NACIONAL  , bastou ser indicado a melhor filme, ator coadjuvante, roteiro adaptado montagem e edição de som  para expandir para as salas de projeção de todo o país esse filme que a principio foi idealizado pelo seu diretor DamienChazzelepara ser um curta metragem  que acabou se concretizando como tal  . Não demorou muito para acontecer, com um modesto orçamento, grande empenho e cerca de vinte dias de filmagens, meses depois a película já estreava em festivais.

O bom ator Miles Teller dá vida ao solitário Andrew, um garoto reprimido de olhar triste que pouco se expressa, , toca bateria numa banda de jazz em sua cidade e sonha se tornar um grande astro da música. Tal objetivo parece mais próximo quando o renomado e implacável maestro TerenceFletcher (J. K. Simmons) ver nele potencial e chama-o para fazer parte da orquestra principal do conservatório mais cultuado dos Estados Unidos. No entanto, pelo impiedoso e abusivo jeito de ensino do regente, o rapaz transforma sua paixão em obsessão e começa a desenvolver graves problemas neurológicos, afetando completamente sua saúde mental e até física.



JK Simons está perfeito : Oscar de melhor ator coadjuvante já . É um personagem fascinante ao mesmo tempo,  que ele é completamente sádico , ele tem um lado acolhedor um lado sarcástico é aquele tipo de personagem que você ama odiar , que você quer vê-lo em cena , e você nunca esta 100% contra ele, quando chega o momento de exigir resultados de seus alunos ele demonstra um arsenal de severas atitudes de sarcasmo, humilhação  xingamentos homofobicos e até abuso psicológico e físico  , o filme sem sombra de duvida é dele , mas o MillesTelleer que interpreta o Andrew também está excelente, a personalidade dele é uma mistura perfeitamente dosada de insegurança  e arrogância , possui características muito interessantes é um personagem ambicioso antissocial, como estudo de personagem nos dois protagonistas esse filme é fantástico.

O Tema de Whiplash em busca da Perfeição é Talento e resiliência, ele cria um embate muito bom do lado do personagem do JkSimons: Será que o fim justifica os meios? E do lado do personagem do MillesTeller :Até onde o ser humano precisa ir para alcançar a grandeza? Contudo, no que se refere às ferramentas fílmicas mais técnicas, a direção de Chazelle foi o tópico que mais me chamou atenção. O cineasta consegue a façanha de emitir através de imagens a elegância necessária do jazz e possuir trucagens frenéticas que deixa o espectador sem fôlego. É hábil por filmar de maneira atípica a orquestra em execução, sempre calcado em inúmeros planos detalhes, e sabe utilizar closes para mostrar momentos mais tensos.  A montagem também é fundamental por tornar essa energia orgânica e criar  tomadas geniais.

Whiplash Em Busca da Perfeição tem um terceiro ato tão preciso e tão satisfatório que só nos resta aplaudir e que o considero genial o que característica aqui é que eu adoro quando o filme sabea hora certa  de acabar e o corte final desse filme é perfeito.  É um filme poderoso, chocante e sufocante, de direção primorosa e trilha sonora matadora, que deixa o público ligado do início ao fim, possuindo ainda momentos tocantes. Uma obra simplesmente imperdível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário