domingo, 25 de janeiro de 2015

SÉTIMA ARTE EM DESTAQUE: NINFORMANÍACA - VOLUME 2



POR GABRIEL JOSÉ
Estudante de Cinema da UESB


Quando o assunto é vicio normalmente já se pensa em alcoolismo, drogas como crack,cocaína , heroína , mas Lars Von Trier  nos mostra  que o vicio em sexo pode ser o mais destrutivo de todos .Em “Ninfomaníaca – Vol. II”,  o diretor dinamarquês se estabelece como um dos melhores artistas da atualidade, sabendo se apropriar de boas histórias e mostrando ao que realmente veio.

Sem necessidade de apresentar novamente os personagens após o coito interrompido entre os dois volumes, a trama começa exatamente onde terminou, sendo totalmente necessário ter visto a parte anterior para retornar à narrativa. Agora, Joe (Charlotte Gainsbourg) conta a Seligman (StellanSkarsgard) uma fase complicada, quando passou pela falta de apetite sexual enquanto tenta constituir família com Jerôme (ShiaLaBeouf).Para tentar “sentir” algo novamente, ela tenta de tudo enquanto o marido está fora a trabalho, desde seduzir seus vizinhos a terapias de sadomasoquismo com K (Jamie Bell). O próprio Jerôme se diz incapaz de alimentar o tesão de Joe, autorizando suas fugas matrimoniais. Enquanto isso, ela também é direcionada a um grupo de ajuda para tratar a abstinência. Seu corpo também começa a reagir após tantos anos de entrega.


Em Termos de histórias a diferença entre os dois filmes é que o Volume I é sobre a ascensão sexual da Joe e o Volume II é sobre a degradação da Joe, e esse é um dos fatores com que o volume II seja mais incomodo que o volume I. Quem fala que a obra Ninfomaníaca, é uma obra pornográfica não sabe o que está falando, lhes digo oporquê: realmente tem muita cena de sexo, muita nudez frontal tanto feminina quanto masculina , mas nada que deixe o espectador em estado de ficar excitado, é um estudo da sexualidade de forma perturbadora.


Um elemento que achei interessante que já tinha percebido no primeiro filme e se fortalece aqui, é que o filme não ter um local oudata especifica , é um ambiente quase artificial chega a lembrar Dogville do próprio Lars  Von Trier , essas sutilezas são muito boas, porque mostra que o filme foi muito bem pensado e muito autoral  Lars  Von Trier sabe muito bem o que está fazendo  o Volume II é mais intenso mais perturbador que o Volume I , ele sabe mexer muito bem com a emoção do espectador .

Mas existe um problema em Ninfomaníaca Volume II que opta por um final muito mais discursivo, fica um pouco desengonçado, moralizante acaba desdenhando os dois protagonistas do filme e de certa forma também o espectador . Ninfomaníaca a obra completa não é um dos melhores trabalhos do Lars Von Trier, mas ao mesmo tempo é uma das obras mais acessíveis dele , quem assistiu Dançando no Escuro ou Anticristo sabe do que estou falando.  Ao final do filme Volume II ,  fica o gosto amargo pelo mundo e a certeza de que o diretor não costuma errar quando escolhe uma história para contar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário