quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

O MERCADO IMOBILIÁRIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA



POR JOSÉ MARIA CAIRES

Uma das indagações e dúvidas, que mais surgem nos investidores e curiosos em Vitória da Conquista é se as construções de prédios residenciais e comerciais, já não se constituem uma bolha imobiliária.

A princípio, sem um estudo mais detalhado, nos parece que sim. E realmente a oferta de apartamentos em nossa cidade tem crescido muito e diria até que além da possibilidade e da demanda atual, mas vamos num breve espaço de tempo ver a reversão dessa tendência.

Em 2000 a população de Vitória da Conquista era de 262.585 levamos dez para aumentar o número de habitantes para 306.866. Enquanto crescemos 44.281 numa década, em apenas 4 anos esse número foi elevado para 340.199, segundo dados e estimativa do IBGE, crescemos neste quadriênio 10,86%.


Se fôssemos considerar um crescimento natural, baseado apenas nas estatísticas históricas, nos próximos dez anos chegaríamos numa população de 444.048 pessoas aproximadamente 100.000 pessoas a mais em nossa cidade.


Acontece que Vitória da Conquista, não cresce em projeção aritmética. Com a vinda dos cursos universitários, destacando sobretudo os cursos de medicina, que além da Uesb, ganhamos agora mais cem vagas na Faculdade Santo Agostinho, em agosto vindouro a Universidade Federal implantará o terceiro curso na cidade e já em fase de implantação na Fainor, será a quarta instituição de ensino superior a criar o curso.

Além do crescimento na oferta de cursos de terceiro grau; com a implantação do abastecimento de água com a barragem do Catolés e a construção do novo aeroporto, nossa cidade crescerá em projeção geométrica, levantamentos realistas apontam que em 2024 nossa cidade chegará aos 490.000 habitantes e para criar condições de habitação para esse acréscimo de moradores, precisaremos de 37.500 apartamentos, se considerarmos uma família média de quatro pessoas por habitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOCORRO!!!

  A Karisma News pede SOCORRO!!! Nunca chegamos a experimentar tanto descaso. Estamos sem alguma moeda nem pra comprar uma bala. A cada dia ...