sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

GOVERNO DA BAHIA PROMOVE AÇOES DE SAÚDE E TURISMO NO FESTIVAL DE VERÃO SALVADOR



ASCOM/GOVBA

Dois estandes montados pelo Governo do Estado no Festival de Verão, no Parque de Exposições de Salvador, oferecem diversos serviços ao público. Nos três dias de evento, profissionais da Secretaria da Saúde (Sesab), por meio do Programa Estadual de DST/Aids, distribuem preservativos e folhetos explicativos. Também são disponibilizados gratuitamente testes rápidos para detecção do vírus da imunodeficiência humana (HIV). 

Segundo a coordenadora do programa no festival, Simone Caldas, o resultado do exame é divulgado em 20 minutos e, caso seja positivo, a pessoa é encaminhada para tratamento. Uma equipe formada por oito profissionais, incluindo psicólogos e terapeutas ocupacionais, está à disposição para atendimento no espaço da Sesab. 



“Para se fazer este teste, é preciso primeiro passar por um aconselhamento pré-teste, onde as pessoas ficam sabendo o que é o procedimento, com profissionais criteriosos. Depois do resultado, tem todo o sigilo. A pessoa recebe o resultado dentro de uma sala fechada, com todas as orientações”, explica Simone.

A professora da educação básica Irlane Miranda, 29 anos, realizou o teste na noite desta quinta-feira (22) e aprovou o serviço. “É muito importante para toda a população. Eu aconselho todo mundo a fazer. Já fiz outras vezes e deu tudo ok até agora”. A estudante de odontologia Taiana Guimarães, 25, também passou pelo teste: “Foi tranquilo. A gente fica meio tenso, mas, no final, fica tranquilo. É importante para o cidadão ter a consciência de que pode aproveitar a vida se prevenindo”. 

TurismoAo lado do estande da Sesab, a Empresa de Turismo da Bahia (Bahiatursa), vinculada à Secretaria do Turismo (Setur), promove a divulgação do estado. Um receptivo especial com seis baianas oferece fitinhas do Senhor do Bonfim, cocadas e bandanas aos presentes. No palco, o humorista Renato Fechine recebe artistas da axé-music em um talk-show e também apresenta músicas autorais. 

Para comemorar os 30 anos da axé-music, a fobica - trio elétrico com o qual os músicos Dodô e Osmar desfilaram no Carnaval de 1950 – é atração para baianos e turistas . “A Bahiatursa trouxe para o Festival de Verão a divulgação do Carnaval da Bahia. A gente está com a fobica aqui, que é uma peça de museu, e está com artistas que participaram do movimento da axé-music, como Sarajane e Luiz Caldas, para mostrar a história do Carnaval”, afirma o presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado. 

Considerado um dos maiores e mais importantes eventos de música do país, o Festival de Verão de Salvador deve reunir mais de 100 mil pessoas. Os portões abrem todos os dias às 18h, uma hora antes do início dos shows. 

Fotos: Amanda Oliveira/GOVBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOCORRO!!!

  A Karisma News pede SOCORRO!!! Nunca chegamos a experimentar tanto descaso. Estamos sem alguma moeda nem pra comprar uma bala. A cada dia ...