quinta-feira, 25 de setembro de 2014

A ERA DO RÁDIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA


POR MACIEL JUNIOR

Em 1º de maio de 1953 foi inaugurada outra estação de Rádio em Conquista, a Rádio Regional, por iniciativa de Antenor Dantas Pina, com prefixo ZYN-40. Seu proprietário era Gildásio Cairo. Funcionava no edifício Gonçalves (demolido para dar lugar ao atual prédio do Banco do Bradesco). Em 1968 foi incorporada ao Grupo da Rádio Clube.

Com a inauguração da Regional, Conquista teve sua época de ouro do rádio. Os primeiros programas – “Valores da Terra”, “Carrossel de Alegria”, “A Cidade em Revista”, “Inspiração”, “Alma do Sertão”, entre outros, eram vibrantes, despertando a audiência e a participação de poetas, músicos, seresteiros e a ala jovem que estreava na música, no teatro e na literatura, além das “Rainhas e Princesas do Rádio”.

A rádio, então, passou a fazer parte do dia-a-dia do conquistense, nos anos 50, 60 e 70, revelando nesse período grandes comunicadores, a exemplo de J. Menezes, que comandava programas de calouros ao vivo, como “Alegria dos Bairros”, enquanto Gilson Moura, com o conhecido “Programa Saber”, ao lado de Júlio Nunes com o “Programa Cultural”, eram os grandes protagonistas do rádio. O radialista Gilson Moura foi um dos primeiros locutores da Rádio Clube de Conquista. Na escala de profissionais que começaram na Clube, ele era o terceiro, ficando atrás apenas de Hélio Gusmão e J. Menezes. Gilson apresentou programas como “Na Poeira do Tempo”, “Ciranda, Cirandinha” (de temática infantil), “Álbum de Recordações”, “Atendendo aos Ouvintes”, além do “Programa Saber”, cujos focos eram a informação jornalística e a música brasileira de qualidade, divulgando nomes como Elomar Figueira e Xangai. Na mesma rádio, tornou-se conhecido também como locutor esportivo. Destaque também para Dorival Barbosa, com o famoso programa “Aprenda distraindo-se”. Outro grande comunicador esportivo que merece ser lembrado é o saudoso Hélio Gusmão. Tinha ainda Wailson Marcílio, irmão de outro comunicador (Wilson Marcílio) e filho do ex-vereador Misael Marcílio, e Edson Maciel (pai de Maciel Júnior), que fizeram história no Rádio Conquistense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

KNOAR MANHÃ 26042024