sábado, 26 de julho de 2014

SÉTIMA ARTE EM DESTAQUE: O ILUMINADO



POR GABRIEL JOSÉ
Estudante de Cinema da UESB

O livro ganhou sua 1ª versão no cinema em 1980 (sendo regravado posteriormente em 1997), trazendo Jack Nicholson, no papel de Jack Torrance, um homem comum, que durante o inverno é contratado para trabalhar de zelador no grande Overlook Hotel, assim tendo que ficar confinado durante 5 meses dentro dele, somente com sua esposa Wendy (Shelley Duvall), e filho Danny (Danny Lloyd), o qual tem um dom especial, que ele descreve como um menininho que mora em sua boca chamado Tonny, este que lhe conta e mostra coisas, sendo o rádio e um carro de neve suas únicas saidas para o mundo externo. Porém antes de contratar Jack, Dulivann, o dono do hotel, conta a ele a história de Grady, um dos zeladores que cuidou do Overlook durante o inverno, um homem que as poucos foi enlouquecendo, pelo chamado “efeito claustrofóbico” (ficar muito tempo preso com as mesmas pessoas em um só lugar), e acabou matando suas duas filhas, esposa, se suicidando em seguida.


Apesar da história ele aceita o trabalho com a maior tranquilidade. Depois de receber indicações sobre suas funções, ele retorna para buscar a família, e leva-la ao hotel, assim começando seu espediente, ao chegarem são guiados pelo local e Danny conhece Dick Hallorann (ScatmanCrothers), um cozinheiro negro, o qual compartilha do mesmo dom dele, e lhe explica coisas sobre este, como sobre ele ver coisas que vão acontecer ou que já aconteceram. Então, o hotel vai ficando vazio, só restando os três, e é assim que a história começa, quando aos poucos vai ocorrendo a Jack o mesmo que ouve com Grady, sua mente é afetada pelo isolamento e ele começa e enlouquecer, na mesma medida em que Danny tem suas visões.


A obra é considerada um filme de terror, mas gosto de pensar que é mais que isso, que é um filme sobre pessoas, sobre relacionamentos, e sobre a forma que o isolamente age sobre estes.

Como fã de Stephen King que sou, posso considerar o filme desrespeitoso em vários apectos em ralação a obra original, pois muitos pontos que o autor põe em foco em seu livro, são ocultos ou até modificados durante o filme, e pontos que também são importantes para melhor compreenção do filme, como por exemplo, o fato de Jack Torrance ser alcolatra, a conversa de Danny e Dick, quando o negro lhe explica para fechar os olhos e virar o rosto quando vir algo, ou até sobre o quarto 237 (na obra original 217, porém a pedido do dono do hotel onde foram feitas as gravações, modificado para um numero inexistente no local), os arbustos em forma de animais os quais colocavam tanto medo em Danny, e o parque onde o menino brincava e se escondia, a visita da familia a Suíte Presidencial, onde alguns aspectos sobre o Overlook são esclarecidos, onde também o garoto tem uma de suas primeiras visões, algumas explicações sobre Tonny, seu suposto amigo imaginário, a caldeira e o porão do hotel, onde outras histórias sobre ele vem a tona, e principalmente, a palavra “Redrum” que ao contrário é Murder (assasinato em inglês), sobre a qual aparece durante o livro todo, tendo várias interpretações pelos personagens, e aparece somente no final do filme.

Mas apesar de tudo isso, como também uma fã da sétima arte, tenho que admitir que é uma obra-prima, um filme de “terror psicológico”, como nunca tivemos nem nunca teremos, de 1ª categoria, na minha opinião um dos melhores filmes já produzidos (apesar de não ter aprovação total de Stephen King), sem falar da mais memorável atuação de Jack Nicholson com uma perfeita “cara de louco”, sorrindo enquanto ergue suas “sobrancelhas de gancho”, e do pequeno Danny Lloyd, que surpreende ao publico em suas tomadas como Tonny.

Uma das mais brilhantesobra de Stanley Kubrick, que faz um ótimo trabalho em pequenos detalhes, como quando sempre que Jack fala com um fantasma, há um espelho em cena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOCORRO!!!

  A Karisma News pede SOCORRO!!! Nunca chegamos a experimentar tanto descaso. Estamos sem alguma moeda nem pra comprar uma bala. A cada dia ...