sexta-feira, 6 de junho de 2014

O FASCÍNIO DE BRUXELAS


POR WALMÁRIA CAIRES
Gerente da Maxtour e Livraria Nobel 
(77) 2101-7999

Com influências das culturas holandesa, francesa e alemã,  a Bélgica é diversa e caracteriza-se por contrastes. Dividida em cidade alta, onde vive a aristocracia, um bairro elegante e luxuoso, e  a cidade baixa, onde vivem os operários e imigrantes.  É irreverente, pois apresenta ao mundo um de seus  pontos turísticos mais visitados, uma estátua de um menino fazendo xixi, contrastando com os sisudos monumentos importantes das vizinhas capitais europeias.

A Gran Place é sem dúvida,  o ponto mais importante de Bruxelas. E o mais bonito também. Aliás, em beleza, essa praça, não perde para nenhuma praça das  capitais  da Europa. É lindíssima, com importante valor cultural e comercial.  A noite, iluminado, este lugar, é deslumbrante.

O Manneken Pis, é uma estátua de bronze de  um garotinho nu, fazendo xixi e que é de fato, a atração mais curiosa desta capital. Com várias lendas e mistérios sobre a origem desta obra de arte, ela segue encantando todos os visitantes. É uma tradição a depender da ocasião,  a estátua ser vestida com uniformes de times ou trajes típicos presenteados por chefes de estado que visitam o país.

A Bélgica, tem muitos museus importantes, tais como o Musées Royaux des Beaux- Arts, que  com um grande acervo de artistas plásticos flamencos, conta também com obras surrealistas do século XX.  Outro museu que se destaca é o Musée du Costume et de la Dentelle, é dedicado a um dos produtos belgas mais importantes, a renda. O Centre Belge de la Bande Dessinée, é um museu em homenagem aos desenhistas dos grandes heróis em quadrinhos, famosos no mundo inteiro. Nasceu na Bélgica, os Smurfs e o Tintin de Hergé.

Criado para a Exposição Mundial de 1958, o Atomium, fica no Bruparck e é o símbolo de Bruxelas. De estrutura metálica, representa uma molécula, ampliada em 165 milhões de vezes. É interessante visitar a molécula por dentro e no alto do monumento, tem-se uma bela vista panorâmica da cidade. O já citado Bruparck é um parque temático que atrai pessoas de todas as idades, pois conta com atrativos interessantes para toda a família. A atração mais visitada é a Mini- Europe, com réplicas em miniatura dos principais  monumentos europeus.

Visitar o Palais Royal, a residência oficial da monarquia, é um belo passeio, pois esse é um dos edifícios mais belos de Bruxelas. O palácio conta entre seus muitos aposentos, o Salão dos Espelhos, como o de Versalhes, na França.

O Hôtel de Ville, é a sede municipal e tornou-se o mais belo prédio público do país. Os pontos altos deste monumento são: a Câmara do Conselho, e o salão de Maximiliano, que é usado para as reuniões do Conselho municipal. Destaca-se na arquitetura desta obra, a torre de 96 metros de altura, em forma de agulha. No seu topo, vê-se uma estátua de São Miguel, que é o padroeiro da cidade.

A imponente Cathédrale Sts Michel et Gudule, a Catedral de São Miguel, é de arquitetura gótica. Embora seu interior seja relativamente simples, a despeito das grandes catedrais da Europa,  a visita vale a pena.

A importância política da Bélgica, fica evidente ao se visitar o Parlamento Europeu. O país é sede da União Europeia. O prédio,  em estilo pós moderno, foi alvo de críticas e por isso recebeu o nome de Les caprices des Dieux, que significa capricho dos Deuses. Ali se reúnem os  700 membros do Parlamento.

Mas nem só de história, arte e tradição vive a Bélgica. O país se destaca pela gastronomia que é uma verdadeira tentação! Logo no café da manhã, maravilhosos waffles, desafiam qualquer dieta de baixa caloria. Com os melhores chocolates do mundo, desde  fábricas conhecidas internacionalmente, a Godiva é uma delas,  ou pequenas e artesanais, comer chocolate é um dos prazeres que é impossível resistir. As cervejarias  também são tradicionais  pela  qualidade. As famosas batatas fritas belgas, são destaque na culinária, seguidas por carne de coelho ou mexilhões. Sempre regados à muita cerveja, claro. É indispensável dizer, que as sobremesas a base de chocolate são deliciosas.

Pequenas escapadas são imperdíveis. Estando em Bruxelas, visite  a cidade de Bruges, a segunda cidade mais visitada da Bélgica, com muitos atrativos turísticos, muita beleza e que oferece belos passeios. Um deles é conhecer a cidade de barco, ao longo dos canais do Rio Dijver. Visite também  Antuérpia, a principal cidade flamenca da Bélgica e o centro do comércio internacional de diamantes.

Por todas essas razões, a capital da União Europeia, atrai turistas de todos os países e é sem dúvida um destino muito interessante. Renda-se à todas as tentações  belgas e faça uma viagem de sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

KNOAR NOITE 24042024