segunda-feira, 17 de março de 2014

EMOÇÃO NA COMEMORAÇÃO DOS 114 ANOS DA PRIMEIRA IGREJA BATISTA BÍBLICA



DA REDAÇÃO

Entre os dias 14 e 16 de março de 2014, foram realizados cultos comemorativos aos 114 anos da Primeira Igreja Batista Bíblica de Vitória da Conquista. A liderança da igreja, os pastores José Infante, Vitor, Sidney e Marcos, receberam com muita emoção o casal missionário Marcelo Pedro e Rute,  encarregado de levar a Palavra nos cultos de gratidão comemorando o aniversário.

Na oportunidade, os fieis acompanharam de perto toda a história do templo em forma de slides, mostrando as diversas fases da história da igreja, com farta documentação sobre as épocas respectivas, desde que o organizador da instituição, o pecuarista Tertuliano da Silva Gusmão, até os dias atuais. Dois atos bastante emocionantes marcaram especialmente esse domingo, quando foram destacados os membros mais antigos da igreja, alguns com mais de setenta anos de membresia e os remanescentes do fundador, a família Gusmão que teve todas as suas gerações representadas.

Tudo começou com apenas uma Bíblia – Em uma de suas inúmeras viagens comercializando seus rebanhos, Tertuliano ganhou uma Bíblia de presente. Em seu retorno a Vitória da Conquista, leu o Livro com sua família atraindo também a curiosidade de mais parentes e amigos. Então, essas pessoas reconheceram que a Bíblia é a Palavra de Deus e entregaram suas vidas a Jesus: “Buscaram a Deus em Sua Palavra e O acharam”.

Considerada como referência na vida da própria cidade, a 1ª Igreja mantém viva a tradição de celebrar seus cultos aos domingos às 10:15 horas e às 19:00 horas.

Os cultos são transmitidos ao vivo pela internet e também pela rádio Melodia FM 87,9 nas manhãs de domingo. Às quartas-feiras, os cultos são dirigidos a estudos bíblicos, a partir das 19:30. Entre tantas atividades, a igreja mantém ativas as escolas dominicais divididas em grupos de estudos bíblicos.

Esse exemplar da Bíblia Sagrada que deu origem à Primeira Igreja Batista Bíblica de Vitória da Conquista ficou em exposição na própria 1ª Igreja até hoje.

Preservada pela família, a Bíblia foi impressa em 1884 pela Sociedade Americana da Bíblia. Ela tem 19 centímetros de comprimento, 12 de largura e cerca de 6 de altura. São detalhes os números dos capítulos em algarismos romanos, e as páginas centrais, onde encontram-se os registros de nascimento e falecimento dos filhos. Como a própria família deu continuidade aos registros dos óbitos, o material se transformou em rica fonte de pesquisas, considerando que há muitos de seus remanescentes em francas atividades, tanto na cidade, como na região Sudoeste, no Estado da Bahia e, por fim no Brasil inteiro.A igreja hoje conta com 919 membros. (Fonte das informações e Fotos: Diário do Sudoeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário