domingo, 23 de março de 2014

A SURPREENDENTE EDIMBURGO


POR WALMÁRIA CAIRES

Ao Chegar em Edimburgo, somos surpreendidos por uma capital com estilo diferente de todas as outras da Europa. Edimburgo, a capital da Escócia é única!

Tombada pelo Patrimônio Histórico da Humanidade, a cidade é dividida em Cidade Nova e Cidade Velha. A cidade nova foi construída devido ao aumento da população,mas mantém o mesmo estilo medieval da cidade velha.

Percorrer as suas ruas é como estar em um imenso museu a céu aberto. Mas, apesar de Edimburgo, ter uma enorme riqueza histórica, definitivamente  não vive do passado. É moderna e cosmopolita em sua estrutura de hotéis, restaurantes, transportes públicos e em todos os serviços de atendimento ao turista. É também o segundo maior centro financeiro do Reino Unido.

Anualmente, a cidade é palco de um dos maiores eventos de arte do mundo, o Festival Internacional de Edimburgo, com vários espetáculos de teatro, música, dança e ópera.

Caminhar sem pressa pelas ruas da Royal Mile, apreciando os inúmeros atrativos espalhados por esta área, como o Writer’s Museum, que expõe objetos pessoais de famosos escritores escoceses, a Câmara Obscura, onde é possível mergulhar em um mundo de ilusões  e é por este caminho que se chega ao mais espetacular cartão postal da cidade: o Castelo de Edimburgo. É impressionante a vista que temos deste lugar. O castelo fica em uma colina, sobre o centro de granito de um vulcão extinto. Nenhuma visita a Edimburgo é completa sem entrar neste emblemático castelo. Enfim, explorar as atrações da Royal Mile  é o  melhor passeio na Capital da Escócia.

Foi em um café na Royal Mile que J. K. Rowling começou a escrever o fenômeno editorial no mundo todo,  o Harry Potter.

Outros passeios interessantes são: o The Royal Yatch – Britânia, o navio utilizado pela rainha em suas viagens pelo Reino Unido e o Jardim Botânico.

Um prazer imperdível é fazer um tour por uma destilaria e conhecer todo o processo de fabricação desta bebida.

A Escócia é famosa por suas  tradicionais gaitas de foles e em vários lugares há sempre um escocês vestido a caráter, com suas roupas típicas, tocando gaitas e claro, uma fila de turistas tirando fotos.

Por último, indico o tour ao Palácio de Holyroodhouse, a Residência Oficial da rainha, quando está na Escócia. Ao lado do palácio podemos desfrutar de lindos parques, lagos, reserva de caça, a montanha  “Cadeira de Artur”que éum vulcão extinto que é um marco na cidade e também o imponente Parlamento.

Realmente, é uma cidade inspiradora, que nos remete a um mundo de histórias e fantasias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

KNOAR NOITE 24042024